Publicado em julho de 2018.
Este módulo é um recurso para professores
Materiais de ensino adicionais
Esta seção inclui links para assistentes de ensino relevantes, como slides do PowerPoint, material de vídeo, estudos de caso e outros recursos que poderiam ajudar o professor a ensinar os problemas abordados pelo Módulo. Os slides e outros recursos podem ser adaptados pelos palestrantes.
Apresentação de PowerPoint
Material de Vídeo
1: Fatores motivacionais de recrutamento e subsequente desilusão de combatentes estrangeiros que se juntam ao ISIL
Os fatores motivacionais para os combatentes estrangeiros que se juntam a organizações terroristas como o ISIL podem ser complexos e multifacetados. O que é evidente também é que muitos desses combatentes ficam desiludidos com a realidade de sua nova situação, percebendo muitas vezes tarde demais que eles são vítimas de máquinas de propaganda de recrutamento terrorista eficazes, mas enganosas. Veja: ONU Notícia. Síria: Estudo da ONU encontra combatentes estrangeiros que retornam 'desiludidos' por grupos que se juntaram. (4 de agosto de 2017).
Assista alguns ou todos os vídeos curtos a seguir que trazem diferentes perspectivas.
2: Impedir a radicalização nas prisões
Conselho da Europa "Entrevista com Vivian Geiran; Diretrizes para evitar a radicalização nas prisões" (12 de fevereiro de 2016).
Ferramentas
Prevenção e Combate ao Extremismo Violento
O risco de terrorismo, incluindo as causas subjacentes e manifestações do extremismo violento, ao mesmo tempo em que compartilha alguns atributos e fatores comuns, pode variar significativamente entre regiões (sub-) Por isso, é importante não adotar uma abordagem "um tamanho que se encaixe em todos", mas sim garantir que princípios genéricos, fatores assim e por diante devidamente contextualizados. Nesse sentido, uma ferramenta útil é a Pesquisa Global de Implementação da implementação dos requisitos do Conselho de Segurança 1373 (2001) que retomam como principais ameaças, tendências e assim por diante das (sub-) regiões geográficas da (sub-) regiões geográficas da África, Ásia, América Latina, Europa e América do Norte.
|
Iniciativas regionais africanas contra o extremismo violento
|
Iniciativas regionais asiáticas contra o extremismo violento
- SCO (2017). A Declaração de Astana dos Chefes de Estado da Organização de Cooperação de Xangai. Astana, 9 de junho.
- Yakovenko, Alexander (2017). A SCO estabelece padrões para combater o extremismo. RT,7 de setembro.
- SCO (2017). Comunicado à imprensa sobre os resultados da Reunião dos Chefes do Conselho de Estado da Organização de Cooperação de Xangai em 9 de junho.
- SCO, A Convenção de Xangai sobre combate ao terrorismo, separatismo e extremismo (adotada em 15 de junho de 2001).
- Secretariado da ASEAN (2015). Declaração do Presidente da Reunião Ministerial Especial da ASEAN sobre a Ascensão da Radicalização e extremismo violento (SAMMRRVE), Kuala Lumpur, Malásia, 2 de outubro de 2015. Série de Documentos ASEAN 2015.
- Cúpula da Ásia Oriental (2015). Declaração da Cúpula da Ásia Oriental sobre o Combate ao Extremismo Violento. 21 de novembro.
- ASEAN (2017). Declaração Conjunta dos Ministros da Defesa da ASEAN sobre a parceria para a mudança, engajando o mundo. 23 de outubro.
- Ministério das Relações Exteriores (República do Cazaquistão) (2015). Conferência Regional da Ásia Central e do Sul sobre Combate ao Extremismo Violento (CVE).
- Centro Regional de Combate ao Terrorismo do Sudeste Asiático (SEARCCT) (2012). Juventude e Terrorismo: Uma Seleção de Artigos. Kuala Lumpur.
- Samuel, Thomas, K (2011). A Atração da Juventude para o Terrorismo. Na Seleção de Artigos do SEARCCT, vol. 2. Centro Regional de Combate ao Terrorismo do Sudeste Asiático (SEARCCT). Kuala Lumpur.
|
Iniciativas regionais interamericanas contra o extremismo violento
Até o momento, a OEA não parece ter adotado instrumentos ou iniciativas específicas destinadas a prevenir ou combater o extremismo violento. É possível, porém, que tais medidas estejam dentro da competência mais ampla do terrorismo "Prevenir, Combater e Eliminar" que formam a base das saídas da Assembleia Geral da OEA e da CITCE, por exemplo:
Veja iniciativas nacionais, por exemplo:
- Departamento de Estado dos EUA e USAID (2016). Estratégia Conjunta de Combate ao Extremismo Violento.
- Departamento de Estado dos EUA, Departamento de Contraterrorismo e Combate ao Extremismo Violento "a missão é promover a segurança nacional dos EUA, assumindo um papel de liderança no desenvolvimento de estratégias e abordagens coordenadas para derrotar o terrorismo no exterior e garantir a cooperação contra o terrorismo de parceiros internacionais". Mais recursos disponíveis aqui.
|
Oriente Médio e Golfo – iniciativas regionais contra o extremismo violento
[Não foi possível considerar todas as saídas de LAS devido à sua disponibilidade apenas em árabe. Pode ser que outras iniciativas e saídas existam também.]
|
Iniciativas regionais europeias contra o extremismo violento
Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE)
Conselho da Europa
União Europeia (UE)
- União Europeia, Conselho Europeu (2017). Elaboração de Diretrizes Revisadas para a Estratégia da UE para combater a radicalização e o recrutamento ao terrorismo. 24 de maio. Bruxelas. 9646/17.
- União Europeia, Parlamento Europeu (2016). Resolução do Parlamento Europeu de 19 de Janeiro de 2016 sobre o papel do diálogo intercultural, da diversidade cultural e da educação na promoção dos valores fundamentais da UE.19 janeiro.
- União Europeia, Comissão Europeia (2015). Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comitê Econômico e Social Europeu e ao Comitê das Regiões: A Agenda Europeia sobre Segurança. 28 de abril. Estrasburgo. COM (2015) 185 final.
- União Europeia, Parlamento Europeu (2015). Resolução do Parlamento Europeu de 25 de novembro de 2015 sobre a prevenção da radicalização e do recrutamento de cidadãos europeus por organizações terroristas. 25 de novembro. 2015/2063(INI).
- União Europeia, Conselho Europeu (2015). Resultado da Reunião do Conselho: 3367ª. Reunião Conselho: Relações Exteriores. Bruxelas. 9 de fevereiro. Contra o terrorismo.
- União Europeia, Comissão Europeia (2014). Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comitê Econômico e Social Europeu e ao Comitê das Regiões: Prevenção da Radicalização ao Terrorismo e ao Extremismo Violento: Fortalecimento da Resposta da UE. 15 de janeiro. COM (2013) final 941.
- União Europeia (2010). Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho: A Estratégia de Segurança Interna da UE em ação: cinco passos para uma Europa mais segura. 22 de novembro. FINAL COM (2010)673.
- União Europeia, Conselho Europeu (2005). A Estratégia de Combate ao Terrorismo da União Europeia. 30 de novembro. 14469/4/05 Rev. 4.
- União Europeia, Conselho Europeu (2000). "Diretiva do Conselho 2000/78/CE de 27 de Novembro de 2000 estabelecendo um quadro geral para o tratamento igualitário no emprego e na ocupação." 2 de dezembro. Diário Oficial das Comunidades Europeias, L 303/16. A Diretiva 2000/78 sobre igualdade de tratamento no emprego e na educação ajuda a combater a discriminação, inclusive por meio da conscientização sobre a discriminação entre stakeholders, sociedade civil e parceiros sociais.
- Garantia de Jovens e Iniciativa de Emprego de Jovens, a Recomendação sobre desempregados de longo prazo e a agenda de habilidades recentemente adotada. Ver União Europeia, Comissão Europeia (2016). Comunicação da Comissão ao parlamento europeu, ao Conselho, ao Comitê Econômico e Social Europeu e ao Comitê das Regiões: Uma nova Agenda de Habilidades para a Europa: Trabalhar em conjunto para fortalecer o capital humano, a empregabilidade e a competitividade. COM (2016) 381 final.
- Centro de Excelência da Rede de Conscientização da Radicalização (RAN),criado sob a Estratégia de Segurança Interna da União Europeia.
|