- Modelos e Estrutura da Criminalidade Organizada
- Modelo Hierárquico de Grupos Criminosos Organizados
- Modelo Local, Cultural da Criminalidade Organizada
- Modelo Empresarial ou Negocial de Criminalidade Organizada
- Focando-se nos Grupos versus nas Atividades
- Novas Formas de Criminalidade Organizada: Estruturas em Rede
- Resumo
- Referências bibliográficas
Publicado em maio de 2018
Este módulo é um recurso para professores
Perguntas de investigação e estudo independente
a) Como é que os avanços tecnológicos, incluindo a comunicação social, mudam a forma como os grupos criminosos se organizam?
b) Qual é a diferença, se existe alguma, de o tráfico de estupefacientes ou o tráfico de pessoas, ser levado a cabo por um grupo criminoso organizado com uma estrutura hierárquica?
c) Qual é o papel que a confiança desempenha nos diferentes modelos de grupos criminosos organizados?
d) Qual é o impacto que a cultura e a religião têm na estrutura dos grupos criminosos organizados? Pode ser usado um sistema de valores fraternal ou nepotista para explicar por que é que os grupos criminosos organizados são estruturados de uma forma particular?
e) Uma das mais recentes tendências que emergem do pensamento criminológico sobre a criminalidade organizada nos anos mais recentes, é a sugestão de que não é, num sentido formal, “organizada” de todo. Concorda ou discorda? Explique a sua posição.
f) A criminalidade organizada transnacional tem sido retratada como uma “associação de indivíduos auto-perpetuando-se que opera transnacionalmente com o propósito de obter poder, influência, e ganhos monetários e/ ou comerciais, enquanto (…) protegem as suas atividades ilegais através de uma estrutura organizacional transnacional, e através da exploração do comércio transfronteiriço ou mecanismos de comunicação” (ver FBI). O que é que significa “auto-perpetuar”? Que tipo de estrutura criminosa será provavelmente a mais “auto-perpetuadora” de entre as analisadas neste Módulo? Porquê? Apresente exemplos reais para fundamentar a sua resposta.
g) Analise a autobiografia de um membro de um grupo criminoso organizado tendo em vista entender a forma como as atividades económicas ilegais são estruturadas em termos de mercados, redes e hierarquias.
h) Estude algumas das cerimónias de iniciação usadas por grupos criminosos organizados. Faz alguma diferença se um grupo criminoso usa cerimónias de iniciação e outros rituais de associação para a estrutura, disciplina interna, e a possibilidade dos membros abandonarem a organização?