- Tráfico de estupefacientes
- Tráfico ilícito de armas de fogo
- Crimes contra a vida selvagem e florestas
- Tráfico de produtos contrafeitos
- Produção e tráfico de produtos médicos falsificados
- Tráfico de bens culturais
- Tráfico de pessoas e tráfico ilícito de migrantes
- Resumo
- Referências bibliográficas
Publicado em Abril de 2018, actualizado em Fevereiro de 2020
Este módulo é um recurso para professores
Exemplo de estrutura de aula
- Atividade pré-aula ou quebra-gelo (10-15 minutos): Peça aos estudantes que vejam a entrevista com Hermann Parzinger em casa, ou vejam o vídeo em aula. Depois, faça perguntas aos estudantes sobre os fatores globais que facilitam o comércio ilegal de antiguidades. É semelhante a outras formas de tráfico? Quais são as caraterísticas entre o tráfico de droga, tráfico de pessoas, e o comércio ilegal de antiguidades? Quais são as melhores formas para combater a rede internacional de negociantes de arte, que trabalham com salteadores de sepulturas e outros atores ilegais? Como é que se pode lidar com a popular procura de antiguidades roubadas? Qual é a contribuição da UNESCO para o combate ao tráfico do comércio ilegal de antiguidades, e quais são os restantes desafios para o desenvolvimento de uma resposta eficaz para este crime?
Crédito da foto
- Faça uma breve apresentação sobre os mercados de produtos da criminalidade organizada, baseado na narrativa deste Módulo e na leitura recomendada (25-35 minutos).
- Utilize algumas das questões para discussão (previstas neste Módulo), para gerar debate sobre os tópicos que abordou na apresentação (20-25 minutos).
- Intervalo (10 minutos)
- Realize e avalie o questionário 3 (45 minutos): conceda 15 minutos aos estudantes para fazerem o questionário 3 (10 questões; alguns exemplos de questões constam na secção de avaliação deste Módulo). Os estudantes podem trabalhar em pares para avaliar o questionário. Eles trocam os questionários entre si e avaliam o do outro estudante. O professor pede aos estudantes que leiam as questões e discutam possíveis respostas. Com esta atividade pretende-se ajudar os estudantes a analisar os erros e que aprendam através da interconexão entre si.
- Para aulas com períodos mais curtos, os questionários podem ser atribuídos aos estudantes para serem realizados antes da aula. Durante a aula, o professor pode fazer perguntas do questionário aos estudantes, como uma atividade quebra-gelo.
- Atribua um dos trabalhos de investigação e estudo independente, como parte de trabalho para casa para a aula seguinte.
Seguinte: Leitura essencial
Regressar ao início