- Modelos e Estrutura da Criminalidade Organizada
- Modelo Hierárquico de Grupos Criminosos Organizados
- Modelo Local, Cultural da Criminalidade Organizada
- Modelo Empresarial ou Negocial de Criminalidade Organizada
- Focando-se nos Grupos versus nas Atividades
- Novas Formas de Criminalidade Organizada: Estruturas em Rede
- Resumo
- Referências bibliográficas
Publicado em maio de 2018
Este módulo é um recurso para professores
Introdução
A definição de grupo criminoso organizado constituiu uma tarefa inicial na negociação da Convenção contra a Criminalidade Organizada. As definições de, grupo criminoso organizado e de grupo estruturado, constam do artigo 2.º e prepararam o caminho.
Artigo 2.º da Convenção contra a Criminalidade Organizada Para os efeitos da presente Convenção: (a) «Grupo criminoso organizado» é um grupo estruturado de três ou mais pessoas, existindo durante um período de tempo e atuando concertadamente com a finalidade de cometer um ou mais crimes graves ou infrações estabelecidas na presente Convenção, com a intenção de obter, directa ou indiretamente, um benefício económico ou outro benefício material; […] (c) «Grupo estruturado» é um grupo formado de maneira não fortuita para a prática imediata de uma infração e cujos membros não tenham necessariamente funções formalmente definidas, podendo não haver continuidade na sua composição nem dispor de uma estrutura desenvolvida; |
Como é apresentado no Módulo 1, para efeitos da Convenção contra a Criminalidade Organizada, um grupo criminoso organizado é um grupo “estruturado” de três ou mais pessoas, que existe por um período de tempo. A Convenção especifica que a definição formal de cargos – ou uma hierarquia – não é necessária, nem uma associação contínua, ou uma estrutura desenvolvida. Por outro lado, o grupo não pode ser formado de forma aleatória para a execução imediata de um crime.
A definição de grupo criminoso organizado fornece, assim, uma estrutura para a sua identificação e acusação, para além de reconhecer implicitamente que existem muitos tipos diferentes de grupos, e é necessária flexibilidade na definição do termo. Este Módulo centra-se nos diferentes modelos de grupos criminosos organizados que têm sido identificados e estudados até agora.
Tópicos em análise
- Grupo estruturado
- Modelo hierárquico
- Modelo local/ cultural
- Modelo empresarial
- Modelo em rede
Objetivos de aprendizagem
Este Módulo fornecerá aos professores as orientações e os recursos necessários para ensinar, aos seus estudantes, o seguinte:
- Perceber como é que os indivíduos se organizam em grupos criminosos organizados de diversas espécies.
- Distinguir os modelos de criminalidade organizada (hierárquico, cultural, empresarial, em rede).
- Avaliar a diferença, considerando os modelos, da natureza dos grupos criminosos organizados versus a natureza da atividade criminosa organizada.