- Tráfico de estupefacientes
- Tráfico ilícito de armas de fogo
- Crimes contra a vida selvagem e florestas
- Tráfico de produtos contrafeitos
- Produção e tráfico de produtos médicos falsificados
- Tráfico de bens culturais
- Tráfico de pessoas e tráfico ilícito de migrantes
- Resumo
- Referências bibliográficas
Publicado em Abril de 2018, actualizado em Fevereiro de 2020
Este módulo é um recurso para professores
Pensando criticamente através da ficção
Os filmes visam o entretenimento e informar os espectadores sobre a história, incidente ou pessoa. Muitos dos bons filmes abordam temas substantivos importantes e com conteúdo relevante para se entender a criminalidade organizada. Leia o resumo que se segue do filme (e veja o filme se ainda não o fez) e responda às questões que se seguem para estabelecer conexões com o assunto da criminalidade organizada. Por favor, tenha em consideração que os filmes, muitas das vezes, simplificam a realidade e podem perpetuar estereótipos.
A Mulher Desconhecida (2006): Giuseppe Tornatore, Diretor
Por favor, tenha em consideração que o filme envolve um assunto perturbador. Pode conter linguagem ou cenas suscetíveis de ferir a sensibilidade dos espectadores.
Michele Placido, Claudia Gerini and Xenia Rappoport in "A Mulher Desconhecida." Marta Spedaletti/Outsider Pictures. Photo Credit
Neste thriller psicológico, o Diretor Giuseppe Tornatore retrata um mulher Ucraniana, Irena (Xenia Rappoport) como uma prostituta em fuga por Itália. Ela encontra um trabalho num elegante apartamento a nordeste de Itália, onde é contratada por uma família abastada, como criada e ama da criança da família, Thea (Clara Dossena). Irena, conscientemente aproxima-se do dia-a-dia desta família, nada a detendo para ganhar a sua confiança. Através da apresentação de memórias do passado de Irena, que ela esconde cuidadosamente, os espetadores percebem, memória a memória, que Irena foi vítima de abusos psicológicos e emocionais, e coagida a ter nove filhos, sendo que todos os que teve lhe foram retirados à nascença, e vendidos em processos ilegais de adoção. Após esfaquear o seu proxeneta, Irena decide encontrar a sua filha mais nova, que ela acredita ser Thea.
A mãe de Thea começa a desconfiar de Irena, e acaba por despedi-la apesar dos laços de amor que se geraram entre Irena e a criança. Depressa Irena descobre que o seu proxeneta não morreu, e que a perseguiu até ao seu atual paradeiro em busca de vingança. O proxeneta obriga Irena a levá-lo até ao local onde esta possa ter escondido o dinheiro que lhe havia roubado quando o deixou a morrer. Uma luta começa, e…
Questões para discussão
a) O que mais o impressionou no filme? Alguma coisa o surpreendeu?
b) Que formas de tráfico (se existe alguma) consegue identificar no filme?
c) Quem são as vítimas? A Irena é retratada no filme como uma vítima ou uma criminosa?
d) Quais são alguns dos fatores que levaram a que Irena fosse forçada a ter nove filhos?
e) Quais são as semelhanças entre os casos de tráfico de pessoas de que ouviu falar, e a história contada no filme?
Seguinte: Exemplo de estrutura de aula
Regressar ao início