- Extorsão
- Extorsão continuada
- Empréstimos a juros usurários
- Conexões entre a Criminalidade Organizada e a Corrupção
- Suborno versus Extorsão
- Branqueamento de capitais
- A Responsabilidade das Pessoas Coletivas
- Resumo
- Referências bibliográficas
Publicado em abril de 2018
Este módulo é um recurso para professores
Exemplo de estrutura de aula
Esta secção contém recomendações para uma sequência de ensino e um calendário destinado a alcançar resultados de aprendizagem através de uma aula de três horas. O docente pode ignorar ou encurtar alguns dos segmentos abaixo, a fim de dar mais tempo a outros elementos, incluindo à introdução, quebra-gelos, conclusão ou pausas curtas. A estrutura pode também ser adaptada para aulas mais curtas ou mais longas, dado que a duração das aulas varia de país para país.
- Atividade pré-aula: Peça aos estudantes que vejam um dos filmes referidos neste Módulo.
- (Em aula) Atividade quebra-gelo (10-15 minutos): Apresente aos estudantes as questões para discussão sobre um dos filmes que lhes indicou que vissem em casa. As questões para discussão encontram-se previstas neste Módulo.
- Faça uma breve apresentação sobre infiltração da criminalidade organizada em negócios e governos, baseada na narrativa deste módulo, e na leitura recomendada (35-40 minutos).
- Utilize algumas das questões para discussão (previstas neste Módulo), para gerar debate sobre os tópicos que abordou na apresentação (20-25 minutos).
- Intervalo (10 minutos)
- Realize e avalie o questionário 4 (45 minutos): conceda 15 minutos aos estudantes para fazerem o questionário 4 (alguns exemplos de questões constam na secção de avaliação deste Módulo). Os estudantes podem trabalhar em pares para avaliar o questionário. Eles trocam os questionários entre si e avaliam o do outro estudante. O professor pede aos estudantes que leiam individualmente as questões e discutam possíveis respostas. Com esta atividade pretende-se ajudar os estudantes a analisar os erros e que aprendam através da interconexão entre si.
- Para aulas com períodos mais curtos, os questionários podem ser atribuídos aos estudantes para serem realizados antes da aula. Durante a aula, o professor pode fazer perguntas do questionário aos estudantes, como uma atividade quebra-gelo.
- Atribua um dos trabalhos de investigação e estudo independente, como parte de trabalho para casa para a aula seguinte.