Publicado em julho de 2018.
Este módulo é um recurso para professores
Avaliação dos estudantes
Esta seção fornece uma sugestão para uma atribuição pós-aula com o objetivo de avaliar a compreensão do aluno do Módulo. Sugestões para atribuições pré-aula ou em classe são fornecidas na seção Exercícios.
Questões para avaliação
- Avalie criticamente o atual marco legal internacional, como refletido na Estratégia Global de Combate ao Terrorismo das Nações Unidas de 2006, em termos de sua coerência geral, pontos fortes, fraquezas e lacunas potenciais.
- Identificar e analisar os obstáculos atuais significativos de direito, política e/ou prática que dificultam a operacionalização completa e eficaz da Estratégia Global de Combate ao Terrorismo das Nações Unidas.
- Discuta se as obrigações legais "duras" vinculantes são sempre mais eficazes na prática do que instrumentos 'suaves' não vinculativos, citando exemplos concretos para apoiar sua resposta.
- Qual dos seguintes órgãos/entidades das Nações Unidas - Conselho de Segurança, Assembleia Geral ou Conselho de Direitos Humanos - você considera atualmente o mais significativo e ativo na melhoria dos objetivos da Estratégia Global de Combate ao Terrorismo das Nações Unidas, e por quê? Por favor, dê exemplos concretos para apoiar sua resposta.
- Muitas vezes, os princípios legais fundamentais dentro do sistema das Nações Unidas são referidos em termos de "indivisivelmente interrelacionado" e "mutuamente reforçado". Avalie criticamente essas descrições nas relações entre o direito internacional dos direitos humanos, o direito humanitário internacional e o direito internacional dos refugiados.
- "Terroristas não seguem as regras, então por que estados e governos?" Discuta do ponto de vista do Estado de Direito.
- Avaliar criticamente as semelhanças e diferenças entre o princípio da não reprovação no artigo 33(2º) da Convenção de Refugiados de 1951 e o artigo 3º da Convenção contra a Tortura de 1985.
Seguinte: Materiais de ensino adicionais
Regressar ao início