Este módulo é um recurso para professores
Avaliação dos estudantes
Esta seção fornece sugestões para um trabalho pós-aula, com o objetivo de avaliar a compreensão dos alunos sobre o Módulo. As sugestões para tarefas de pré-aula ou em sala de aula são fornecidas na seção Exercícios. Para avaliar a compreensão dos alunos sobre o Módulo, é proposto o seguinte trabalho pós-aula:
Parte 1: Desenvolva um breve estudo de caso, descrevendo um conflito de valores específico no local de trabalho, com a sua própria experiência, ou uma situação que você tenha testemunhado ou lido (aproximadamente 1-2 páginas).
Parte 2: forneça um plano de ação ou roteiro para atuar com eficácia sobre seus valores (aproximadamente 7 páginas).
A parte 1 apresenta a situação. Essa deve ser uma breve descrição de uma ocasião em que seus valores conflitaram com o que lhe você foi solicitado a fazer no local de trabalho ou em algum ambiente semelhante. Você também pode usar outros contextos, incluindo estágios, equipes de trabalho em classe, empregos temporários ou outras situações relevantes para profissionais de negócios, emergentes ou atuais. Todos os nomes de indivíduos e organizações devem ser alterados. Este estudo de caso deve determinar até que medida o protagonista sabe o que ele ou ela acredita ser a coisa certa e ética a fazer, mas está se perguntando como fazê-lo; o que dizer; a quem; em que sequência; como responder a objeções; quais dados são necessários para se destacar; etc. Inclua detalhes suficientes para que alguém que esteja lendo o caso possa gerar ideias e sugestões sobre como o protagonista pode agir.
A Parte 2 inclui um breve caso de acompanhamento, que explica o que aconteceu (aproximadamente 1 página) e o plano de ação ou roteiro para atuar em seus valores (aproximadamente 6 páginas). Ao descrever o que aconteceu, indique se o protagonista encontrou uma maneira de expressar seus valores de maneira eficaz e forneça o máximo de detalhes possível sobre o que eles disseram e fizeram e por que / como funcionou. Se o protagonista não encontrou uma maneira de expressar seus valores, ofereça ideias sobre o que aprenderam com a situação e, especialmente, como eles poderiam ter adotado os seus valores com sucesso e como eles poderão mudar o resultado no futuro.
O plano de ação ou roteiro deve fornecer respostas para as seguintes perguntas:
1) Qual é a posição baseada em valores que o protagonista (você) deseja assumir?
2) O que está em risco ou em jogo para todas as partes afetadas, incluindo o protagonista?
3) Quais são os principais argumentos ou objeções que o protagonista está tentando combater? Ou seja, quais são as "razões e racionalizações" que o protagonista precisa abordar?
4) Quais são as respostas mais poderosas para essas "razões e racionalizações"?
5) Qual será a abordagem / plano de ação mais eficaz para o protagonista agir de acordo com seus valores? Quais dados eles precisam reunir? Com quem eles precisam falar? Em que sequência? Como eles responderão às objeções? Eles farão isso sozinhos ou precisam reunir aliados? Será uma ação única ou eles precisarão de desenvolver uma estratégia de longo prazo?
Certifique-se de considerar quais informações e pesquisas que podem ser necessárias para projetar a abordagem, de forma mais fundamentada e persuasiva. Existem muitos recursos disponíveis para download gratuito, que podem fornecer orientações: por exemplo, “Scripts and Skills Readings” e “Ways of Thinking about Values in the Workplace”.
Seguinte: Materiais de ensino adicionais
Regressar ao início