- Quanta Criminalidade Organizada Existe?
- Caminhos Alternativos para Mensurar a Criminalidade Organizada
- Mensurando os Mercados e Fluxos de Produtos
- Avaliação do Risco
- Conceitos Chave da Avaliação do Risco
- Avaliação do Risco dos Grupos Criminosos Organizados
- Avaliação do Risco dos Mercados de Produtos
- A Avaliação do Risco na Prática
- Resumo
- Referências bibliográficas
Publicado em Abril de 2018
Este módulo é um recurso para professores
Exemplo de estrutura de aula
- Atividade pré-aula (tempo variável): Peça aos estudantes que leiam um dos Relatórios Mundiais da Droga do UNODC. Para além do Relatório Mundial da Droga, deve indicar aos estudantes para lerem o último Relatório Global sobre o Tráfico de Pessoas do UNODC.
- (Em aula) Atividade quebra-gelo (10-15 minutos): com base nas tarefas pré-aula, o professor faz perguntas aos estudantes sobre o Relatório mundial da Droga. Os estudantes podem discutir as limitações para mensurar o tráfico de estupefacientes. Também podem comparar as metodologias de medição usadas no Relatório Mundial da Droga e no Relatório Global sobre o Tráfico de Pessoas. Adicionalmente, o professor encoraja os estudantes a sugerir uma metodologia alternativa para além daquela que foi usada nos relatórios.
- Faça uma breve apresentação sobre a conceitualização e mensuração da criminalidade organizada, bem como da avaliação do risco (30-40 minutos).
- Utilize algumas das questões para discussão (previstas neste Módulo), para gerar debate sobre as abordagens existentes de mensuração e as técnicas de avaliação do risco (20-25 minutos).
- Intervalo (10 minutos)
- Realize e avalie o questionário 5 (45 minutos): conceda 15 minutos aos estudantes para fazerem o questionário 5 (10 questões; alguns exemplos de questões constam na secção de avaliação deste Módulo). Os estudantes podem trabalhar em pares para avaliar o questionário. Eles trocam os questionários entre si e avaliam o do outro estudante. O professor pede aos estudantes que leiam individualmente as questões e discutam possíveis respostas. Com esta atividade pretende-se ajudar os estudantes a analisar os erros e que aprendam através da interconexão entre si.
- Atribua um dos trabalhos de investigação e estudo independente, como parte de trabalho para casa para a aula seguinte.