- Extorsão
- Extorsão continuada
- Empréstimos a juros usurários
- Conexões entre a Criminalidade Organizada e a Corrupção
- Suborno versus Extorsão
- Branqueamento de capitais
- A Responsabilidade das Pessoas Coletivas
- Resumo
- Referências bibliográficas
Publicado em abril de 2018
Este módulo é um recurso para professores
Questões para investigação e estudo independente
a) Use a base de dados SHERLOC do UNODC para identificar a ligação entre criminalidade organizada e corrupção. Como é que a corrupção facilita os mercados criminosos de bens e serviços, como o tráfico de pessoas, tráfico de estupefacientes, produtos médicos falsificados, contrafação, etc.? Como é que a corrupção se relaciona com outras ameaças, como o terrorismo, crimes marítimos, como a pirataria, e a cibercriminalidade?
b) Consulte o sítio da internet Center for Investigative Reporting's Crossing the Line: Corruption at the Border project. Há funcionários, masculinos e femininos, da Customs and Border Protection (CBP) mais frequentemente envolvidos em corrupção? Qual o papel que o género desempenha quando se trata de funcionários públicos (agentes da polícia ou outros) aceitarem subornos? As mulheres são mais imunes à corrupção? Recomendaria que uma instituição pública contratasse mais mulheres na expectativa de que a presença de funcionárias públicas conduziria ao decréscimo dos níveis de corrupção? Utilize a bibliografia académica e política existente sobre este tema.
c) Estude a legislação existente, no seu país ou internacionalmente, sobre branqueamento de capitais, e analise até que ponto a redução da criminalidade pode ser atribuída ao regime anti branqueamento de capitais? Como, e em que medida, o regime auxilia as autoridades?