Com base das Diretrizes Internacionais sobre Prevenção do Uso de Drogas, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), empenhou-se na implementação do Sistema Nacional de Prevenção do Uso de Álcool e outras Drogas (SINAP).
O SINAP tem como propósito agregar e promover a coordenação de um conjunto integrado de intervenções e políticas baseadas em evidências científicas e, desta forma, sistematizar o acesso à informação, as iniciativas em prevenção e a gestão das políticas, ações e programas de prevenção do uso de álcool e outras drogas, nos três níveis federativos.
As atividades implementadas nesta parceria entre UNODC, SENAD e PNUD foram organizadas em três eixos estratégicos:
A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) é órgão de articulação intersetorial e interinstitucional da política de drogas no país. Neste sentido, atua para ampliar diálogos, construir parcerias e ofertar apoio aos estados e municípios, tendo em vista a consolidação do Sistema Nacional de Política sobre Drogas (SISNAD).
A SENAD tem como principais eixos de atuação:
Todas as atividades, projetos e programas estão alinhados às grandes diretrizes do governo federal, tais como: participação social, combate ao racismo, promoção da equidade de gênero, garantia de direitos e proteção a grupos vulnerabilizados.