A pandemia de COVID-19 mudou o mundo. As crises sanitárias, humanitárias e econômicas resultantes estão colocando seriamente em risco as vidas e os meios de subsistência das pessoas em todos os lugares. Ela exacerbou os problemas de fragilidade, crime e terrorismo e expôs as desigualdades.
Isso também põe em risco o consenso multilateral refletido na visão de bem-estar para todos contida na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
A pandemia demonstra, claramente, que os desafios que enfrentamos são globais e que as soluções também são globais. Ajudaremos a construir essas soluções reunindo os países para compartilhar conhecimentos e habilidades e combater os desafios das drogas, do crime, da corrupção e do terrorismo.
Sociedades coesas, seguras e resilientes são fundamentais para que essa missão seja cumprida. O UNODC trabalha com e para os Estados Membros, a Sociedade Civil, a Academia e outros parceiros para promover a justiça e o estado de direito em todos os níveis.
O conhecimento que adquirimos na implementação de projetos, e através da análise de dados e tendências, pode ajudar a identificar rapidamente novas tendências e ameaças e a elaborar políticas e respostas programáticas para enfrentá-las.
Nossas intervenções darão atenção especial aos direitos humanos, à proteção das crianças, à igualdade de gênero, ao empoderamento das mulheres e dos jovens.
Para atender melhor às pessoas, a ONU está envolvida em uma série de medidas para melhorar os serviços que prestamos, para verificar como eles são prestados e para determinar se estão chegando aos mais necessitados.
Nos próximos cinco anos, o UNODC implantará métodos inovadores, alavancará novas tecnologias e criará uma cultura organizacional baseada em confiança, respeito e responsabilidade.