CRIMFLO – Fortalecimento da Resposta do Sistema de Justiça Criminal aos Crimes Florestais

CRIMFLO – Fortalecimento da Resposta do Sistema de Justiça Criminal aos Crimes Florestais

O CRIMFLO – Fortalecimento da Resposta do Sistema de Justiça Criminal aos Crimes Florestais busca apoiar a prevenção e o combate ao desmatamento ilegal e o tráfico de madeira no Brasil, desde a cena do crime até o tribunal. Para isso, o projeto colabora estreitamente com as instituições de meio ambiente, segurança pública e do sistema de justiça nas esferas federal e estadual, com foco no Pará e Amazonas. 

Nesse contexto, o projeto possui parcerias consolidadas com diversas instituições nacionais, oferecendo treinamento a servidores envolvidos na fiscalização ambiental em temas como inteligência, identificação de madeira, entre outros. A iniciativa também promove espaços de diálogo entre órgãos estaduais e federais, fomentando o trabalho interinstitucional. Além de conduzir pesquisas voltadas à compreensão da resposta do sistema de justiça aos crimes ambientais no Norte do país, a fim de identificar necessidades para o fortalecimento da atuação de magistrados e promotores no tema. 

Eixos de atuação

Treinamento e capacitaçãoAprimorar e desenvolver capacidades por meio de treinamentos e cursos especializados, além de elaborar manuais técnicos destinados às instituições parceiras. O projeto também visa identificar ferramentas e tecnologias que possam contribuir para fortalecer iniciativas governamentais em andamento.  

Articulação interinstitucional: Facilitar parcerias que promovam a troca de informações e experiências, bem como a atuação conjunta entre diversas instituições, visando aumentar a eficiência e eficácia dos esforços de monitoramento, investigação, persecução e julgamento dos crimes florestais.  

Parcerias com o setor privado e sociedade civil: Estabelecer diálogos e parcerias com o setor privado e organizações da sociedade civil para coordenar esforços e recursos voltados à proteção da Amazônia e à promoção da justiça ambiental.  

Cooperação transfronteiriça, transnacional e inter-regional: Promover o intercâmbio com os países de trânsito e destino da madeira brasileira, visando identificar rotas, fluxos financeiros e padrões de atuação de grupos criminosos para enfraquecer o crime organizado transnacional presente na região amazônica. 

Parceiros

O CRIMFLO é uma iniciativa do Programa Global sobre Crimes que Afetam o Meio Ambiente (GPCAE) do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Integrando a Unidade de Prevenção a Crimes Ambientais do UNODC Brasil, o projeto é implementado com o apoio do Escritório Internacional Antidrogas e de Aplicação da Lei (INL) do Departamento de Estado dos Estados Unidos.