Embaixadores da Juventude

Embaixadores da Juventude

O programa de formação Embaixadores de Juventude tem o objetivo de engajar jovens de 18 a 25 anos em contextos de vulnerabilidade socioeconômica com alto poder de liderança em pautas políticas relacionadas à juventude e capacitá-los para atuarem em espaços de diálogo e deliberação, como fóruns nacionais e internacionais, representando e defendendo os interesses de suas comunidades e coletivos sociais na busca pela promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Por meio da construção e desenvolvimento de competências e habilidades interpessoais, cognitivas e de advocacy, como liderança, senso crítico e comunicação, além do fortalecimento dos conhecimentos sobre os principais temas correlatos às Nações Unidas, os jovens formados são capazes de introduzir mudanças sociais e, sobretudo, tornarem-se multiplicadores dos ODS.

Desta maneira, o Embaixadores da Juventude se apresenta como uma plataforma de fortalecimento de habilidades e competências necessárias à juventude para projetar-se em cenários locais, nacionais e internacionais como agentes sociais e, sobretudo, peças-chave para a promoção de comunidades sustentáveis, participativas e inclusivas.  

Atividades

As atividades da capacitação consistem em exercícios de liderança e estímulo ao debate inclusivo e produtivo de forma que os jovens sejam capazes de encontrar soluções originais de forma espontânea a serem aplicadas de maneira simples e eficaz às suas próprias realidades.

Cada edição de formação traz, a partir de estudos e avaliações realizados sobre as necessidades e oportunidades para a juventude na localidade da formação, diferentes temáticas e abordagens para os deságios de paz e justiça, igualdade de gênero, erradicação da pobreza, empreendedorismo, meio ambiente, saúde e bem-estar, entre outros.

Histórico e resultados

O Jovens Embaixadores é um programa do UNODC, em parceria com o Instituto CNP Brasil, com seis edições realizadas desde 2016 e 150 Jovens Embaixadores certificados.

A sexta edição do programa, em 2023, capacitou 25 novos jovens embaixadores do estado de Pernambuco na defesa de políticas e estratégias de prevenção da violência em âmbito local, nacional e global. O projeto incluiu uma série de atividades organizadas em módulos temáticos, abordando os pilares fundamentais dos ODS. Esses módulos foram estruturados em quatro categorias principais: Planeta, Pessoas, Prosperidade e Paz, com o objetivo de fornecer uma compreensão ampla e aprofundada dos desafios e oportunidades relacionados ao desenvolvimento sustentável.

As edições anteriores aconteceram em Brasília/DF (2016 e 2017), Salvador/BA (2017), Belém/PA (2019) e São Paulo/SP (2020).

Empoderar e engajar os jovens na luta contra as drogas e o crime continua sendo a essência dos esforços do UNODC em todo o mundo. Ferramentas multilíngues para facilitar o acesso e a disseminação gratuita de conhecimento estão disponíveis no site global do UNODC.

Notícias relacionadas