GMCP – Global Maritime Crime Programme

GMCP – Global Maritime Crime Programme

O GMCP – Global Maritime Crime Programme ajuda os Estados-Membros a melhorar e coordenar os seus esforços contra o crime marítimo. Implementado pelo UNODC, está presente em 90 países da América Latina e Caribe, África, Ásia, Europa e Oceania.

Os crimes marítimos combatidos pelo GMCP incluem: ameaças química, biológica, radiológica e nuclear; tráfico de armas de fogo; tráfico de drogas; tráfico de pessoas e contrabando de migrantes; crimes no setor pesqueiro; e crimes ambientais.

Para mais informações e resultados por regiões e continentes, acesse o site global do GMCP (em inglês).

Prioridades de atuação

Capacitação de nível tático e padronização regional: a equipe do GMCP trabalha com os Estados-Membros e suas forças marítimas para identificar e fornecer as habilidades que os ajudarão a responder eficazmente aos eventos no mar. O programa atua não apenas no mar, mas também em teatros fluviais.

Cooperação a nível operacional: a equipe do GMCP continua a apoiar os países para alcançar uma maior cooperação tanto em nível nacional quanto regional sob as estruturas de cooperação existentes e novas para respostas judiciais e operacionais mais eficazes aos crimes marítimos.

Acabamento legal e cooperação legal: o GMCP desenvolve capacidades avançadas de promotoria e apoiamos a criação de redes entre os investigadores e promotores da linha de frente para garantir um forte acabamento legal dos crimes marítimos.

Mapeamento de ameaças emergentes e evolutivas: o GMCP identifica e analisa novas tendências e vínculos de criminalidade marítima para permitir que os Estados-Membros desenvolvam respostas informadas.

Resultados-chave em 2022 – Equipe da América Latina e Caribe
  • Treinamento Regional para Colômbia, Costa Rica, Equador e Panamá através da parceria com o Centro Internacional de Excelência Avançada Fluvial da Marinha da Colômbia (CIEAF) em Turbo, Colômbia;
  • Treinamento regional para a República Dominicana, Jamaica e Trinidad e Tobago, em parceria com a Guarda Costeira Canadense, através do lançamento de um centro regional de treinamento tático na base da Guarda Costeira de Trinidad e Tobago em Staubles Bay;
  • MDA regional avançada e padronizada para uma cooperação mais eficaz no Caribe através da provisão de treinamento e implementação da Skylight e SeaVision;
  • Esforços avançados de cooperação sub-regional no Caribe Norte e no Caribe Sul através do estabelecimento de Centros de Operações Marítimas dedicados ao intercâmbio, ao desenvolvimento de capacidades e a estruturas operacionais;
  • Casos com vínculos regionais avançaram através de tribunais nacionais e investigações realizadas por meio de mentoria de processos regionais na Colômbia, Costa Rica, Equador e Panamá.
Notícias relacionadas