O projeto ECOS – Cooperação Regional para Enfrentar Crimes Ambientais é implementado no âmbito do Programa Global sobre Crimes que Afetam o Meio Ambiente (GPCAE), do UNODC, com o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), em seis países da América Latina: Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.
Seu objetivo principal é melhorar a cooperação regional e a capacidade dos atores do sistema de justiça e da aplicação da lei para detectar, interceptar, investigar e processar crimes transnacionais contra a conservação (TCCs) na Amazônia.
O projeto desenvolve atividades em quatro áreas temáticas: tráfico de fauna selvagem, crimes florestais, crimes no setor de pesca e aqueles relacionados com a mineração.
O modelo de assistência técnica do ECOS visa promover a colaboração interinstitucional para alcançar objetivos comuns entre as autoridades do setor ambiental em nível regional.
O caráter participativo é um elemento chave que envolve agentes da aplicação da lei de forma democrática. Esse modelo proporciona espaços para discussões técnicas e criminais com o intuito de construir respostas conjuntas.
Os resultados esperados do projeto ECOS são: