AIRCOP

AIRCOP

O AIRCOP é uma iniciativa multi-agencial, baseada na cooperação entre o UNODC, a Interpol e a Organização Mundial de Aduanas (OMA). Visa reforçar as capacidades dos aeroportos internacionais para detectar e interceptar drogas, outros bens ilícitos e passageiros de alto risco, como uma contribuição para a luta contra as drogas ilícitas e outras mercadorias ilícitas (como produtos da vida selvagem ou produtos médicos falsificados), ameaças relacionadas com o terrorismo (tais como armas ou potenciais combatentes terroristas estrangeiros), tráfico de pessoas e contrabando de migrantes.

O AIRCOP atualmente está implementado em 41 aeroportos na África, na América Latina e Caribe, no Oriente Médio, no Sudeste Europeu e no Sudeste Asiático.

AIRCOP no Brasil

O Brasil aderiu oficialmente ao AIRCOP como País Associado em 2016 através da assinatura de um Memorando de Entendimento com a Polícia Federal do Brasil, incorporando assim o Projeto INTERCOPS, com sede no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, à rede AIRCOP. Embora o Memorando de Entendimento AIRCOP tenha sido assinado com a Polícia Federal do Brasil, também foi estabelecida uma cooperação com o Receita Federal.

A cooperação da AIRCOP com o projeto INTERCOPS e as alfândegas do Brasil tem florescido nos últimos anos através da colaboração em atividades de capacitação e partilha de informação entre as redes, nomeadamente através da rede de comunicação segura CENcomm da AIRCOP, o que tem conduzido a resultados favoráveis.

Do mesmo modo, a colaboração não se limitou à região da América Latina e Caribe. A INTERCOPS e o Brasil colaboraram com as AIRCOP JAITF na África e no Oriente Médio, contribuindo de forma importante para as actividades de reforço das capacidades da AIRCOP em todo o mundo.

Parceiros

O AIRCOP é um projeto financiado pela União Europeia, no âmbito do Programa Global de Fluxos Ilícitos (Global Illicit Flows Programme), através do Instrumento para a Estabilidade e a Paz. Também recebe financiamento da Austrália, Canadá, França, Japão, Holanda, Noruega, Reino Unido e Estados Unidos da América.

Para mais informações sobre atividades, operações e resultados, acesse o site global do AIRCOP (em inglês).

Notícias relacionadas