O TRACK4TIP é uma iniciativa de cinco anos (2019-2024) implementada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), com apoio do Escritório de Monitoramento e Combate ao Tráfico de Pessoas (J/TIP) do Departamento de Estado dos EUA.
O projeto beneficia oito países da América do Sul e do Caribe com ações nacionais e regionais no Brasil, Peru, Equador, Colômbia, República Dominicana, Trinidad e Tobago, Panamá e Aruba.
O objetivo geral do Track4TiP é melhorar a resposta da justiça criminal regional ao tráfico de pessoas nos fluxos migratórios dos países beneficiários por meio de uma abordagem multidisciplinar e centrada na vítima, com ações em nível regional e nacional para identificar, prevenir e processar casos.
O Track4TiP propõe a implementação de sete atividades principais organizadas sob três objetivos específicos que, em conjunto, facilitam a realização por cada um dos oito países beneficiários do objetivo principal do projeto: fortalecer a resposta da justiça penal em casos de tráfico de pessoas envolvendo vítimas venezuelanas em fluxos migratórios na região.
No Brasil, o Track4TiP foi implementado em parceria com diversas instituições: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público do Trabalho (MPT), Polícia Federal (PF), Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (DETRAE).
O projeto também produziu uma série de relatórios, estudos e cartilhas sobre a temática de tráfico de pessoas: