AURUM - Prevenção da Mineração Ilegal do Ouro na Amazônia

AURUM - Prevenção da Mineração Ilegal do Ouro na Amazônia

AURUM - Prevenção da Mineração Ilegal do Ouro na Amazônia busca fortalecer as respostas e as capacidades das instituições para a prevenção da mineração ilegal e do tráfico de mercúrio, considerando os desafios impostos pelos grupos organizados, visando promover o estado de direito e o desenvolvimento econômico na Amazônia brasileira. Para tal, o projeto procura atuar em quatro principais pilares:

  1. Informação e análise: Analisar e fornecer informações sobre o modus operandi de redes criminosas que atuam, direta ou indiretamente, na mineração ilegal e no tráfico de mercúrio.
  2. Cooperação Interinstitucional e regional: Promover em nível nacional e regional a integração entre as instituições que atuam na pauta, favorecendo o diálogo e facilitando a troca de informações e boas práticas.
  3. Fortalecimento de capacidades: Promover capacitações e treinamentos técnicos de órgãos e instituições parceiras responsáveis pela fiscalização e aplicação da lei.
  4. Assistência técnica: Fortalecer as capacidades dos órgãos policiais e administrativos para enfrentar desafios relacionados à mineração ilegal, revisando procedimentos, apoiando operações e iniciativas que permitam a rastreabilidade do mercúrio.
Resultados esperados
  • Maior compreensão do fenômeno da mineração ilegal e do tráfico de mercúrio no Brasil, por meio da elaboração de relatórios técnicos;
  • Melhoria das capacidades operacionais e da cooperação entre as instituições públicas envolvidas na questão da mineração ilegal;
  • Fortalecimento das capacidades de servidores das instituições públicas brasileira na prevenção da mineração ilegal, por meio de treinamentos práticos e teóricos;
  • Aumento da cooperação regional com a realização de workshops e visitas de intercâmbio entre países da região;
  • Aumento da rastreabilidade do mercúrio e suporte às investigações com o fortalecimento da perícia técnico-científica.
Parceiros

Projeto implementado em parceria com: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Polícia Federal (PF), Agência Nacional de Mineração (ANM).

Notícias relacionadas