Diretora do UNODC no Brasil

Diretora do UNODC Brasil, sra. Elena Abbati

A sra. Elena Abbati, de nacionalidade italiana, ocupa o cargo de diretora do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Brasil desde janeiro de 2020.

Abbati possui mais de 20 anos de experiência profissional internacional na África Ocidental, Central e Oriental, no Oriente Médio, na Europa Ocidental e Oriental, na Ásia, além de quatro anos na América Latina.

Trabalha no UNODC desde 2014 e antes ocupou o cargo de Chefe da Seção de Crime Organizado e Tráfico Ilícito no Escritório Regional do UNODC para a África Ocidental e Central, no Senegal, que cobre 22 países, prestando assistência às prioridades nacionais e à promoção da cooperação internacional. Abbati liderou a gestão de um amplo portfólio de programas que abrange o combate ao narcotráfico, ao crime organizado, ao crime marítimo, ao tráfico de pessoas e à lavagem de dinheiro em contextos complexos e desafiadores.

Anteriormente, coordenou um dos principais programas globais do UNODC, o AIRCOP, que visa fortalecer as capacidades dos aeroportos internacionais de África, América Latina, Caribe, Oriente Médio e Europa para detectar e interceptar drogas, outros bens ilícitos e passageiros de alto risco. Nesta função, promoveu a cooperação policial internacional, que resultou no acordo entre o Programa INTERCOPS da PF e o projeto AIRCOP, implementado pelo UNODC em parceria com INTERPOL e OMA.

Antes de ingressar no UNODC, Abbati trabalhou ativamente na diplomacia internacional e na construção da paz com o Escritório das Nações Unidas para a África Ocidental e o Sahel (UNOWAS) pela Comissão Mista Camarões-Nigéria para a Demarcação de Fronteiras e Promoção da Paz. Anteriormente, havia trabalhado no Serviço de Instrumentos de Relações Exteriores da Comissão Europeia e com o Ministério das Relações Exteriores da Itália, atuando em vários países, em quatro continentes.

Abbati possui mestrado em Ciência Política pela Universidade Internacional Livre de Estudos Sociais Guido Carli (L.U.I.S.S.) em Roma, na Itália, e fala português, inglês, francês, espanhol e italiano.