CRIMJUST

CRIMJUST

CRIMJUST, um programa global do UNODC, fortalece investigações transnacionais, promove ações conjuntas de justiça criminal e fomenta a cooperação internacional em questões de justiça criminal para desarticular as redes do crime organizado ao longo das rotas de tráfico ilícito em escala global, com um enfoque na América Latina e Caribe, África e Europa.

Para atingir de forma sustentável as redes do crime organizado transnacional, um foco especial é colocado na promoção de investigações pós-apreensão e na identificação de alvos criminosos de alto nível.

Implementado desde 2016, o CRIMJUST faz parte do faz parte do Programa Global de Disrupção de Redes Criminosas (GPCD) da Divisão de Gestão de Fronteiras (BMB) do UNODC.

Linhas de atuação

Conectando países de origem, trânsito e destino de mercadorias traficadas ilicitamente, o CRIMJUST visa apoiar os países localizados ao longo das cadeias de abastecimento ilícito na América Latina, Caribe e África, indo além das apreensões para desmantelar redes de crime organizado. A implementação é baseada nos seguintes pilares:

  • Investigações e processos contra o tráfico ilícito transnacional: Capacidade reforçada dos atores da justiça criminal para investigar e processar o tráfico ilícito transnacional e o crime organizado relacionado, com a utilização de técnicas de investigação especiais, visando a disrupção de grupos criminosos de alto risco, incluindo entregas controladas e equipes conjuntas de investigação (ECIs).
  • Privação dos grupos do crime organizado de receitas ilícitas: Melhor conhecimento especializado e capacidades fortalecidas das instituições de justiça criminal para empregar ações e estratégias de crime financeiro.
  • Promoção da Integridade Institucional e dos Padrões de Direitos HumanosO CRIMJUST promove a integridade institucional e a responsabilidade, bem como a integração de considerações de direitos humanos e gênero em investigações do crime organizado.
Parceiros

O CRIMJUST é financiado pela União Europeia por meio do Programa Global de Fluxos Ilícitos (Global Illicit Flows Programme – GIFP). No Brasil, é implementado pelo UNODC em parceria com a Polícia Federal (PF), o Ministério Público Federal (MPF), a União Europeia e a Interpol.

Para mais informações e resultados do projeto, acesse o site global do CRIMJUST (em inglês).

Notícias relacionadas