CRIMJUST, um programa global do UNODC, fortalece investigações transnacionais, promove ações conjuntas de justiça criminal e fomenta a cooperação internacional em questões de justiça criminal para desarticular as redes do crime organizado ao longo das rotas de tráfico ilícito em escala global, com um enfoque na América Latina e Caribe, África e Europa.
Para atingir de forma sustentável as redes do crime organizado transnacional, um foco especial é colocado na promoção de investigações pós-apreensão e na identificação de alvos criminosos de alto nível.
Implementado desde 2016, o CRIMJUST faz parte do faz parte do Programa Global de Disrupção de Redes Criminosas (GPCD) da Divisão de Gestão de Fronteiras (BMB) do UNODC.
Conectando países de origem, trânsito e destino de mercadorias traficadas ilicitamente, o CRIMJUST visa apoiar os países localizados ao longo das cadeias de abastecimento ilícito na América Latina, Caribe e África, indo além das apreensões para desmantelar redes de crime organizado. A implementação é baseada nos seguintes pilares:
O CRIMJUST é financiado pela União Europeia por meio do Programa Global de Fluxos Ilícitos (Global Illicit Flows Programme – GIFP). No Brasil, é implementado pelo UNODC em parceria com a Polícia Federal (PF), o Ministério Público Federal (MPF), a União Europeia e a Interpol.
Para mais informações e resultados do projeto, acesse o site global do CRIMJUST (em inglês).