UNODC, MJSP e União Europeia se unem para ações de prevenção de drogas com base em evidência no Brasil

Programação inclui treinamento, lançamento de publicações e da plataforma EvidenciaViva

Representantes do UNODC Brasil, do MJSP e da União Europeia na formação da Adaptação Brasileira do Currículo Europeu de Prevenção (EUPC-Brasil)

Brasília, 28 de agosto de 2024 – O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), o  Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Agência Europeia de Drogas (EUDA) e o Programa de Cooperação entre América Latina, Caribe e União Europeia sobre Políticas de Drogas (Copolad) coordenam uma série de eventos para fortalecer as ações de prevenção no campo da política sobre drogas no Brasil e na América Latina, com foco em evidências. Entre eles, a formação da Adaptação Brasileira do Currículo Europeu de Prevenção (EUPC-Brasil), iniciada em 27/08, em Brasília, e voltada a pessoas tomadoras de decisão e formadoras de opinião e formuladoras de políticas públicas de 11 estados.

A secretária Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, Marta Machado, destacou a importância da construção de uma política baseada no monitoramento e na avaliação de indicadores. Segundo ela, a capacitação dos gestores estaduais e municipais que atuam diretamente na execução das atividades é um ponto fundamental.

“É uma oportunidade de muitas trocas, em que podemos avançar na criação de uma massa crítica em torno da prevenção no Brasil, para que a política ganhe cada vez mais sustentabilidade e que essas ações perdurem e façam a diferença neste campo”, afirmou.

O mote da campanha do UNODC para o World Drug Day deste ano "As evidências são claras: invista em prevenção", destacou que é essencial adotar uma abordagem baseada em evidências científicas que priorize a prevenção e o cuidado.

Nesse sentindo e no marco do projeto de apoio ao Sistema Nacional de Prevenção do Uso de Álcool e outras Drogas (SINAP), fruto da parceria entre o UNODC, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SENAD/MJSP), o UNODC apoiou na adaptação do "Currículo Europeu de Prevenção" da EUDA às especificidades técnicas e culturais do Brasil, o que demostra a importancia da cooperação internacional.

Manual de monitoramento - Guiando a Prevenção

Durante o evento, foi lançado o documento Guiando a Prevenção – Manual de Monitoramento para Gestores da Prevenção no Campo de Álcool e outras Drogas no âmbito do Projeto SINAP. O manual fornece orientações práticas para apoiar os gestores na gestão de estratégias de prevenção no Brasil.

Tanto a adaptação do EUPC-Brasil, como o Manual, integram o Programa CRIA - Prevenção e Cidadania, lançado em junho deste ano pela Senad. O “Guiando a Prevenção” é destinado às unidades federativas parceiras do MJSP na implementação das metodologias do CRIA.

Para Elena Abbati, o problema global das drogas é um desafio multifacetado que afeta milhões de vidas e comunidades que sofrem com o tráfico e o crime organizado. “A participação dos gestores é vital para o fortalecimento das políticas de prevenção em seus territórios.”, declarou a diretora do UNODC Brasil.”