Brasília, Brasil, 17 de maio de 2023 - Nos dias 16 e 17 de maio, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) organizou o “Encontro Técnico sobre Iniciativas de Identificação de Madeira” em Brasília, com a participação de representantes de instituições do governo e da área acadêmica. A atividade ocorreu no âmbito do projeto ECOS – Cooperação Regional para Enfrentar Crimes Ambientais, implementado pelo UNODC e financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
Com o intuito de promover o intercâmbio de conhecimentos e informações sobre iniciativas de identificação de madeira para o fortalecimento dos processos investigativo e criminal, a atividade contou com a participação de representantes de instituições como: IBAMA, Polícia Federal, ICMBio, Laboratório de Produtos Florestais (LPF) do Serviço Florestal Brasileiro, Ministério Público Federal, Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA), Embrapa, Inmetro, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade de São Paulo (USP), Serviço Florestal dos Estados Unidos e USAID.
Ao longo dos dois dias de evento, representantes dessas instituições puderam compartilhar conhecimentos sobre ferramentas e técnicas de identificação de madeira, informações sobre bancos de dados, coleta de amostras e sobre a utilização de tais ferramentas na análise pericial para processos penais.
O Encontro Técnico possibilitou o debate entre os participantes sobre os desafios e necessidades específicas, para o fortalecimento do trabalho interinstitucional e para uma atuação coordenada e otimizada de enfrentamento aos crimes florestais, tendo o UNODC como um parceiro estratégico para apoiar iniciativas nacionais.
Considerando os resultados do Encontro Técnico e as sugestões dos representantes das organizações presentes, o UNODC no âmbito do projeto ECOS, pretende trabalhar em linha com as necessidades levantadas durante o evento e avançar nas discussões para uma ação mais efetiva.
Convenção e Resolução da ONU - A organização do referido encontro técnico, promovido pelo UNODC, relaciona-se ao seu papel como guardião da Convenção Internacional contra o Crime Organizado Transnacional (UNTOC) e compromisso com a Resolução Assembleia Geral 76/185/2021 ligado ao fornecimento de assistência técnica e capacitação aos Estados-membros para prevenir e combater, de forma eficaz, os crimes que afetam o meio ambiente.
Projeto ECOS – O Encontro Técnico sobre Iniciativas de Identificação de Madeira foi realizado como parte do projeto ECOS do UNODC, em parceria com a USAID. A iniciativa pretende melhorar a cooperação regional e a capacidade dos atores do sistema de justiça e da aplicação da lei para detectar, interceptar, investigar e processar crimes transnacionais ambientais na Amazônia..
Para mais informações sobre o trabalho do UNODC na temática de crimes ambientais, acesse aqui.
Aprenda mais: http://www.agenda2030.com.br/