Brasília, 29 de abril de 2022 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) promoveu, na última quinta-feira (28), o quinto evento da série de seis Diálogos Técnicos, intitulado “A Proteção ao Reportante no Brasil e seus impactos no setor de saúde”.
A série de Diálogos Técnicos é uma iniciativa do projeto global, lançado pela sede do UNODC em Viena, “Garantindo respostas eficazes à Covid-19 e futuras crises emergentes, por meio de programas transnacionais sobre transparência e integridade em compras públicas, proteção aos reportantes e mecanismos de supervisão na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Indonésia, Paraguai, Filipinas, África do Sul e Timor-Leste”, com financiamento do Bureau of International Law Enforcement and Narcotics do Departamento de Estado dos EUA (INL/USA).
O projeto ajuda os países na busca de melhores respostas e recuperação à Covid-19, bem como às futuras crises emergenciais, com foco na promoção da transparência e da integridade em compras públicas, sobretudo na área da saúde e no fortalecimento da proteção aos reportantes. A iniciativa acontece no âmbito da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC), da qual o UNODC é o guardião.
Chantal Castro apresentou o guia Boas Práticas para Garantir o Cumprimento do artigo 9º da UNCAC, desenvolvido pelo Departamento de Corrupção e Crimes Econômicos do UNODC, em parceria com a Academia Internacional Anticorrupção, em 2013, cuja versão em português será lançada neste ano.
A sexta edição dos Diálogos Técnicos será realizada no dia26 de maio. Inscrições no site https://integridadeposcovid.com.br/
Para mais informações: www.unodc.org/unodc/pt/corruption/index.html