Viena, 29 de Março de 2021 - O abuso de substâncias pode ter consequências devastadoras, especialmente para os jovens, podendo afetar o seu desenvolvimento cognitivo e emocional, bem como as suas relações com a família, os amigos e a comunidade. Felizmente, fornecidos os instrumentos certos e a plataforma certa, a juventude pode também ser uma forte força positiva para prevenir o abuso de drogas nas comunidades e ao redor do mundo.
Esse é precisamente o objetivo do Fórum da Juventude do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) de 2021, que teve início hoje. Organizado virtualmente pela Iniciativa da Juventude do UNODC, o Fórum da Juventude reúne 62 jovens líderes de 41 países para abordar o problema mundial das drogas e capacitá-los para proteger a saúde e o bem-estar dos seus pares.
"Criar tais ligações e construir uma rede de ação comum e de apoio mútuo é particularmente importante em um momento em que o mundo e os jovens sofrem os efeitos da pandemia da COVID", disse Ghada Waly, diretora-executiva do UNODC. Ela acrescentou: "acredito que o empenho por parte dos jovens é essencial para que o mundo se recupere melhor da pandemia e desenvolva uma maior resiliência contra crises futuras".
De 29 de março a 2 de abril de 2021, jovens líderes indicados pelos seus Estados-membros terão a oportunidade de se conectarem a outros jovens ativos no campo da prevenção do consumo de drogas, da promoção da saúde e do empoderamento da juventude, ajudando a construir uma comunidade global de jovens capacitados e dedicados a melhorar suas comunidades.
Os participantes aumentarão o seu conhecimento sobre a prevenção do uso de substâncias baseadas em provas através de discussões temáticas moderadas por peritos do UNODC, bem como através do intercâmbio de ideias, visões e perspectivas com jovens de todo o mundo. Isto lhes permitirá comunicar mensagens positivas, não estigmatizantes, baseadas em fatos dentro das suas comunidades, para ajudar a responder ao problema mundial das drogas.
Por meio de discussões, os participantes também vão preparar e entregar uma declaração conjunta, durante a 64ª sessão da Comissão sobre Narcóticos (CND), o principal órgão de decisão política das Nações Unidas em assuntos relacionados a drogas, o que representa uma oportunidade real para os jovens fazerem ouvir suas vozes por parte de decisores políticos mundiais e fazerem a diferença.
Como primeiro Fórum virtual da história, a edição deste ano do Fórum da Juventude do UNODC demonstra o empenho do UNODC em expandir o alcance e o impacto dos jovens - mesmo face à pandemia COVID-19 em curso. O UNODC está determinado a aproveitar o potencial da maior geração de jovens na história e fez do avanço da participação dos jovens um dos três compromissos transversais da sua nova Estratégia.
Como Jianing Cai, um participante da China explica: "para mim, o Fórum da Juventude representa não somente uma plataforma internacional para jovens de todo o mundo, mas também um ponto de partida para que eu faça a diferença neste mundo em constante mudança!" por meio deste Fórum e dos eventos regulares que são organizados mensalmente, a Iniciativa da Juventude do UNODC continuará a conectar jovens de todo o mundo e fornecer-lhes assistência técnica e capacitá-los para se tornarem agentes positivos de mudança para construir sociedades mais seguras e mais saudáveis.
***
O Fórum da Juventude do UNODC é organizado com o apoio generoso do Governo da Federação Russa e da Ordem Militar Soberana de Malta.
Para saber mais: http://www.agenda2030.com.br/