Posição |
Associado(a) de Comunicação |
Modalidade e nível contratual |
Service Contract – SB 3/4 |
Salário mensal |
BRL 7.268,63¹ |
Duração do contrato |
6 meses (com possibilidade de renovação, a depender de performance e disponibilidade de fundos) |
Projeto relacionado |
Projeto Piloto do Centro de Estudos em Drogas e Desenvolvimento Social Comunitário |
Supervisão |
Especialista de Comunicação |
Idiomas necessários |
Fluência em português. O conhecimento do inglês ou do espanhol é uma vantagem. |
Local de atuação |
Brasília, Distrito Federal – Brasil |
Prazo para candidaturas |
Até 23h59 (horário de Brasília) do dia 20 de abril de 2025 |
Esta vaga é para atuação junto a um projeto do UNODC. Assim sendo, a emissão contratual ocorrerá somente após o recebimento dos fundos financeiros do projeto.
Conduzir processo de seleção de pessoa para assumir o posto de Associado(a) de Comunicação, em conexão ao Projeto Piloto do Centro de Estudos em Drogas e Desenvolvimento Social Comunitário.
O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) trabalha em parceria com o Governo brasileiro desde 1991, no marco das prioridades nacionais na prevenção do crime, no problema mundial das drogas e no combate à corrupção. Nesse sentido, inicia, a partir de 2020, uma parceria de cooperação técnica com a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas - Senad do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil para a criação do Centro de Estudos sobre Drogas e Desenvolvimento Social Comunitário, ou Cdesc, no marco do Projeto BRA/15/009 “Aprimoramento da Gestão Nacional das Políticas sobre Drogas e Desenvolvimento Humano” doPrograma das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD.
O Cdesc auxilia a Senad na elaboração de estudos e análises sobre políticas públicas amparadas no conceito de desenvolvimento alternativo, aplicado ao cenário brasileiro da política sobre drogas e priorizando a interface com as comunidades e grupos mais socialmente vulnerabilizados, bem como trabalha na divulgação dessas informações para parceiros governamentais, da sociedade civil e da imprensa nacional e internacional. O Cdesc tem como princípio a atuação como uma plataforma neutra e imparcial, na qual os dados analisados e as informações produzidas se destinam a facilitar diálogos e a estimular a cooperação dentro do Brasil e, ainda, entre o país e seus vizinhos na busca de soluções articuladas, coordenadas e integradas para a superação dos problemas associados às drogas e ao crime.
A pessoa Associada de Comunicação do Cdesc trabalhará em estreita colaboração com o UNODC no Brasil, com a Senad e instituições nacionais relevantes, com o PNUD, com os Escritórios do UNODC na região e com outras instituições regionais e nacionais, garantindo o êxito da implementação do programa.
A pessoa Associada de Comunicação do Cdesc desempenhará as seguintes funções:
a) Elaborar identidades visuais para eventos, campanhas e projetos vinculados ao Projeto: criar layouts para cartilhas, manuais, relatórios, folders, boletins, posters, banners, apresentações, peças para redes sociais e outros documentos, incluindo infográficos, gráficos, tabelas e ilustrações;
b) Produzir conteúdos gráficos para peças audiovisuais: gráficos para animações, infográficos e outras peças, com formato adaptado para redes sociais;
c) Diagramar guias, manuais, relatórios técnicos e outros produtos textuais, assegurando alinhamento com as identidades visuais do UNODC, Cdesc, Senade instituições parceiras, além de prestar suporte no tratamento e edição de artes, fotos, ilustrações e outros elementos gráficos;
d) Desenvolver peças gráficas e materiais para eventos e capacitações: criar convites, programas do evento, slides, painéis visuais e materiais de divulgação para eventos, workshops e capacitações;
e) Organizar e gerenciar bancos de imagens, ícones, ilustrações e outros recursos gráficos utilizados pelo Projeto, além de manter uma biblioteca atualizada de templates para otimizar a produção de novos materiais.
f) Apoiar no gerenciamento e atualização de conteúdos do website e redes sociais do Projeto;
g) Integrar, quando necessário, a equipe de concepção de campanhas e conteúdos visuais estratégicos, além de garantir que os materiais atendam às diretrizes do UNODC, doCdesc e da Senad, alinhando-os aos objetivos das equipes técnicas.
h) Participar de reuniões de equipe e brainstorming para criação de conteúdos visuais, contribuindo com insights criativos; apoiar na organização de materiais para apresentações e reuniões com parceiros institucionais e realizar ajustes técnicos em materiais gráficos conforme demanda;
i) Desempenhar outras funções dentro do seu perfil funcional, necessárias ao bom funcionamento do Projeto.
O trabalho da pessoa selecionada para o posto será avaliado a partir da capacidade e qualidade em realizar as atribuições e objetivos indicados na seção acima. Em seus dois primeiros meses de trabalho, será realizada reunião com seu supervisor direto, com a finalidade de alinhar essas atribuições e quaisquer outros resultados esperados. O momento será utilizado também para familiarizar a pessoa contratada com os mecanismos e critérios de avaliação de performance. Reuniões subsequentes, a cada dose meses, serão feitas para discutir e avaliar o progresso feito. Decisões sobre possíveis renovações contratuais poderão ser tomadas a partir dos insumos vindos dessas reuniões.
Integridade;
Profissionalismo;
Respeito à diversidade/igualdade de gênero;
Trabalho em equipe;
Planejamento e organização;
Comunicação;
Atenção e conhecimento tecnológico;
Responsabilização (accountability);
Criatividade;
Orientação para o cliente;
Comprometimento com aprendizado contínuo.
Experiência profissional sobre políticas de drogas, desenvolvimento sustentável, ou áreas correlatas;
Experiência em projetos de cooperação técnica;
Experiência profissional nas Nações Unidas e/ou suas instituições;
Conhecimento de inglês ou espanhol.
Pessoas interessadas terão até 23h59 (horário de Brasília) do dia 20 de abril de 2025 para:
Dentre as candidaturas válidas de acordo com as qualificações obrigatórias, uma lista curta de pessoas que melhor pontuem conforme as qualificações diferenciais serão convidadas a participar de avaliação de conhecimentos e de entrevista, em dias e horários a serem posteriormente sugeridos e informados pelo UNODC.
Confirmações de recebimento de inscrições não poderão ser disponibilizadas.
Apenas as pessoas qualificadas para as fases de avaliação de conhecimento e de entrevista serão contatadas. Caso não receba comunicação nossa em até 60 dias após o prazo de inscrições, considere que sua candidatura foi desqualificada no processo.
Este posto requer dedicação exclusiva a suas funções. Quaisquer intenções de acumular outras atividades com o posto a que se refere esta seleção deverão ser notificadas ao UNODC, cabendo a esta organização em conjunto com outras instituições pertinentes definir se admitem a sobreposição de trabalhos. Isto se aplica para atividades remuneradas e não remuneradas.
Nas Nações Unidas, a consideração primordial no recrutamento e contratação de funcionários é a necessidade de garantir os mais altos padrões de eficiência, competência e integridade, levando em consideração a diversidade geográfica. Todas as decisões de emprego são tomadas com base nas qualificações e nas necessidades organizacionais. As Nações Unidas estão comprometidas em criar um ambiente diverso e inclusivo de respeito mútuo. As Nações Unidas recrutam e empregam funcionários independentemente de identidade de gênero, orientação sexual, raça, religião, cultura, etnia ou deficiência. Pode ser fornecida acomodação razoável para pessoas candidatas com deficiência para apoiar a participação no processo de recrutamento, quando solicitado e indicado na inscrição.
O UNODC está empenhado em alcançar a diversidade da força de trabalho em termos de gênero, nacionalidade e cultura. Os indivíduos de grupos minoritários, grupos indígenas e pessoas com deficiência são igualmente encorajados a se candidatar. Todas as candidaturas serão tratadas com a mais estrita confidencialidade.
O UNODC não tolera exploração e abuso sexual, qualquer tipo de assédio, incluindo assédio sexual, e discriminação. Todos as candidaturas selecionadas serão, por conseguinte, submetidas a rigorosos controles de referência e de antecedentes.
O Secretariado das Nações Unidas está comprometido em alcançar equilíbrio de gênero 50/50 em sua equipe. Por este motivo, candidatas são fortemente encorajadas a se aplicar a esta posição.