TERMO DE REFERÊNCIA
Posição |
Coordenador(a) Técnico(a) Nacional |
Modalidade e nível contratual |
Service Contract – SB 4/3 |
Salário mensal |
BRL 12.736,86¹ |
Duração do contrato |
6 meses |
Projeto relacionado |
Fortalecimento da Cultura de Integridade Corporativa das PMEs da Cadeia de Suprimentos de Energia no Brasil |
Supervisão |
Gerente de Projeto |
Idiomas necessários |
Português e conhecimento do Inglês |
Local de atuação |
Rio de Janeiro - RJ. |
Prazo para candidaturas |
Até 23h59 (horário de Brasília) do dia 09 de março de 2025 |
Esta vaga é para atuação junto a um projeto do UNODC. Assim sendo, a emissão contratual ocorrerá somente após o recebimento dos fundos financeiros do projeto.
Objetivo
Conduzir processo de seleção de pessoa para assumir o posto de Coordenador(a) Técnico(a) Nacional, em conexão ao projeto Fortalecimento da Cultura de Integridade Corporativa das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) da Cadeia de Suprimentos de Energia no Brasil.
Contexto organizacional
O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) trabalha em parceria com o Governo brasileiro desde 1991, no marco das prioridades nacionais na prevenção do crime, no problema mundial das drogas tanto quanto à oferta quanto à demanda e no combate à corrupção.
O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) é o guardião da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC), o único instrumento universal anticorrupção legalmente vinculante. Os governos reconhecem o papel vital do setor privado na prevenção e no combate à corrupção. Uma abordagem colaborativa entre as partes interessadas públicas e privadas aumenta o impacto coletivo e a credibilidade das ações de ambos os setores. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) oferece plataformas para fortalecer o diálogo e a parceria entre os setores público e privado para desenvolver e implementar conjuntamente iniciativas de combate à corrupção.
A corrupção no setor privado pode envolver fraude, suborno, desvio de verbas e outras formas de conduta antiética ou ilegal que prejudicam o interesse público ou distorcem a concorrência leal. Ela também constitui um risco comercial e pode levar a custos significativos em nível organizacional, incluindo sanções legais, multas, término de relações comerciais, exclusão, danos à marca e à reputação de uma empresa e níveis mais baixos de satisfação e retenção de funcionários. As PMEs enfrentam dificuldades adicionais quando se deparam com a corrupção. A disponibilidade limitada de recursos, por exemplo, torna as avaliações de risco de corrupção particularmente difíceis para as PMEs.
Nesse contexto, o UNODC implementará o projeto com foco no fortalecimento de uma cultura de integridade junto à cadeia de suprimentos do setor de energia brasileiro, considerando as diretrizes internacionais da UNCAC, as melhores práticas nacionais e internacionais, em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, com atenção especial às Pequenas e Médias Empresas (PMEs).
A pessoa selecionada coordenará a implementação do projeto na área anticorrupção e integridade, colaborando com as diferentes equipes do UNODC no Brasil e em Viena e garantindo que as atividades ocorram de acordo com o mandato da organização e as pactuações feitas com as contrapartes.
Principais atribuições e objetivos esperados
A pessoa que assumir o posto de Coordenador(a) Técnico(a) Nacional desempenhará as seguintes funções:
Indicadores e avaliação de performance
O trabalho da pessoa selecionada para o posto será avaliado a partir da capacidade e qualidade em realizar as atribuições e objetivos indicados na seção acima. Em seus dois primeiros meses de trabalho, será realizada reunião com seu supervisor direto, com a finalidade de alinhar essas atribuições e quaisquer outros resultados esperados. O momento será utilizado também para familiarizar a pessoa contratada com os mecanismos e critérios de avaliação de performance. Reuniões subsequentes, a cada doze meses, serão feitas para discutir e avaliar o progresso feito. Decisões sobre possíveis renovações contratuais poderão ser tomadas a partir dos insumos vindos dessas reuniões.
Competências necessárias
Qualificações
Obrigatórias
Diferenciais
Como se aplicar para o posto
Pessoas interessadas terão até 23h59 (horário de Brasília) do dia 26 de janeiro de 2025 para:
Dentre as candidaturas válidas de acordo com as qualificações obrigatórias, uma lista curta de pessoas que melhor pontuem conforme as qualificações diferenciais serão convidadas a participar de avaliação de conhecimentos e de entrevista, em dias e horários a serem posteriormente sugeridos e informados pelo UNODC.
Observações finais
Confirmações de recebimento de inscrições não poderão ser disponibilizadas.
Apenas as pessoas qualificadas para as fases de avaliação de conhecimento e de entrevista serão contatadas. Caso não receba comunicação nossa em até 60 dias após o prazo de inscrições, considere que sua candidatura foi desqualificada no processo.
Este posto requer dedicação exclusiva a suas funções. Quaisquer intenções de acumular outras atividades com o posto a que se refere esta seleção deverão ser notificadas ao UNODC, cabendo a esta organização em conjunto com outras instituições pertinentes definir se admitem a sobreposição de trabalhos. Isto se aplica para atividades remuneradas e não remuneradas.
Nas Nações Unidas, a consideração primordial no recrutamento e contratação de funcionários é a necessidade de garantir os mais altos padrões de eficiência, competência e integridade, levando em consideração a diversidade geográfica. Todas as decisões de emprego são tomadas com base nas qualificações e nas necessidades organizacionais. As Nações Unidas estão comprometidas em criar um ambiente diverso e inclusivo de respeito mútuo. As Nações Unidas recrutam e empregam funcionários independentemente de identidade de gênero, orientação sexual, raça, religião, cultura, etnia ou deficiência. Pode ser fornecida acomodação razoável para pessoas candidatas com deficiência para apoiar a participação no processo de recrutamento, quando solicitado e indicado na inscrição.
O UNODC está empenhado em alcançar a diversidade da força de trabalho em termos de gênero, nacionalidade e cultura. Os indivíduos de grupos minoritários, grupos indígenas e pessoas com deficiência são igualmente encorajados a se candidatar. Todas as candidaturas serão tratadas com a mais estrita confidencialidade.
O UNODC não tolera exploração e abuso sexual, qualquer tipo de assédio, incluindo assédio sexual, e discriminação. Todos as candidaturas selecionadas serão, por conseguinte, submetidas a rigorosos controles de referência e de antecedentes.
O Secretariado das Nações Unidas está comprometido em alcançar equilíbrio de gênero 50/50 em sua equipe. Por este motivo, candidatas são fortemente encorajadas a se aplicar a esta posição.