Brasília, Brasil - 24 de janeiro de 2025 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), em parceria com o Ministério do Esporte, realizou, entre os dias 22 e 23 de janeiro, o Seminário Internacional sobre Integridade e Prevenção da Corrupção no Esporte. O evento, organizado no âmbito do programa global do UNODC "Safeguarding Sports from Corruption and Economic Crime", reuniu especialistas nacionais e internacionais para discutir estratégias e boas práticas de integridade e prevenção à corrupção e ao crime econômico no esporte.
Com o mandato de apoiar os Estados-membros na implementação de instrumentos internacionais, como a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC), o UNODC promove a cooperação internacional e fornece assistência técnica para prevenir e combater crimes em áreas como drogas, crime organizado, corrupção e tráfico de ilícitos. O projeto "Safeguarding Sports" tem como objetivo apoiar governos, organizações esportivas e outras partes interessadas na implementação de medidas concretas para combater práticas ilícitas no esporte.
O seminário contou com a presença da Diretora do UNODC no Brasil, Elena Abbati e de dois especialistas do UNODC, Felipe Freitas Falconi, Oficial de Prevenção ao Crime e Justiça Criminal no Hub Anticorrupção para a América do Sul, e Ronan O'Laoire, Coordenador do Programa Global do UNODC sobre a Proteção do Esporte contra a Corrupção e o Crime Econômico. Ambos destacaram a relevância da cooperação internacional e do fortalecimento de capacidades nacionais para enfrentar os desafios complexos impostos pela corrupção no setor esportivo.
A Diretora do UNODC no Brasil, Elena Abbati, destacou a importância do evento e o papel do UNODC na promoção de integridade e transparência através do Seminário Internacional sobre Integridade e Prevenção da Corrupção no Esporte e da parceria do UNODC, depositário da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, e o Ministério do Esporte, para a promoção de boas práticas nacionais e internacionais no enfrentamento à corrupção e na promoção da integridade no esporte, ‘este evento é uma demonstração clara de como a cooperação internacional e o diálogo podem gerar soluções impactantes para proteger o esporte e avançar na Agenda 2030."
Para Valeska Queiróz, chefe de Gabinete do Ministro do Esporte, André Fufuca, o evento representa uma oportunidade de debater, estudar e refletir sobre os desafios da integridade. “Este é um momento histórico, porque o desafio vai muito além do Brasil. O mundo necessita desse enfrentamento. E nós, aqui no Ministério do Esporte, nas diversas áreas, temos o compromisso e a convicção do nosso papel na sociedade como impulsionadores da proteção e do combate à corrupção no esporte”, afirmou
O UNODC, como guardião da UNCAC, vem desempenhando um papel central na prevenção da corrupção, promovendo capacitação, análise de dados e assistência técnica para fortalecer os sistemas de integridade nos países membros. No âmbito esportivo, o Escritório atua na articulação de estratégias de enfrentamento a crimes como a manipulação de competições e o uso indevido de recursos públicos.
O evento também incluiu paineis temáticos, onde foram apresentados casos de sucesso e desafios enfrentados por outros países no combate à corrupção no esporte, demonstrando como soluções colaborativas podem trazer impactos positivos e duradouros.