UNODC e UNICEF celebram parceria para proteger territórios indígenas na Amazônia

Representantes do UNODC e do UNICEF no Brasil, Elena Abbati e Youssouf Abdel-Jelil

Brasília, 25 de outubro de 2024O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) oficializaram uma nova parceria estratégica durante reunião realizada em Brasília-DF, consolidando esforços conjuntos para fortalecer a proteção territorial indígena na Amazônia. O projeto “Sistema de Vigilância, Preparação e Resposta para Proteção Territorial Indígena na Amazônia Brasileira”, implementado pelo UNODC, faparte do programa global “Preparação e Ação Antecipada para Proteger as Comunidades Indígenas Yanomami contra Desastres Sociais e Naturais”, da cooperação UNICEF com a ECHO. Essa iniciativa busca integrar conhecimento técnico e dos povos indígenas, promovendo e fortalecendo a integração entre as comunidades indígenas e órgãos governamentais. 

O projeto visa fortalecer sistemas de monitoramento e resposta para proteção territorial na Amazônia, garantindo a participação das comunidades indígenas e a integração com sistemas governamentais nas esferas nacional e subnacional. Entre as ações previstas estão a realização de oficinas de treinamento em proteção territorial e prevenção dos crimes que afetam o meio ambiente, como o desmatamento e a mineração ilegais, intercâmbios nacional e internacional, construção de uma sala de monitoramento e vigilância no território Munduruku e a aquisição de equipamentos para associações e organizações indígenas.  

A representante do UNODC no Brasil, Elena Abbati, destacou a importância dessa cooperação, ressaltando que a união de mandatos e expertises das duas agências fortalece não apenas a resposta às necessidades de populações vulneráveis, mas também a prevenção e resposta a crimes ambientais e outras atividades ilícitas que ameaçam o desenvolvimento sustentável da região. A reunião contou com a participação do representante do UNICEF no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, a representante adjunta do UNICEF no Brasil, Layla Saad, e dos especialistas da agência, Gregory Bulit, coordenador de emergências, Vanessa Wirthchefe de Proteção contra violência e Yuri dos Santos Silva, associado executivo da representação.

Representantes do UNODC e do UNICEF firmam parceria

Também estiveram presentes os especialistas do UNODC Ana Paula Penante, oficial de gestão executiva, Alexander Walsh, coordenador da unidade de prevenção aos crimes ambientais, Elisangela Sousa, gerente do projeto UNODC-UNICEF, e Marcela Ulhoa, coordenadora do Projeto Tapajós. A cooperação conjunta busca assegurar que o conhecimento local e comunitário dos povos indígenas seja a base para a estruturação de respostas às ameaças. 

SAR-TI – O SAR-TI é uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), apoiada pelo Ministério de Assuntos Estrangeiros e Cooperação Internacional (MAECI) do Governo da Itália. Tem como objetivo apoiar e fomentar a articulação de associações e organizações indígenas, instituições governamentais e da sociedade civil para a estruturação, fortalecimento e integração de mecanismos de preparação, monitoramento,

alerta rápido e resposta aos crimes ambientais e outros crimes em territórios indígenas, com foco em áreas afetadas pela mineração ilegal do ouro na Amazônia.