Brasília, 20 de agosto de 2024 – Com o objetivo principal de identificar oportunidades de integração entre diferentes instituições e fomentar ações conjuntas para o combate ao desmatamento ilegal e ao tráfico de madeira na Amazônia brasileira, o UNODC Brasil promoveu em Salinópolis (PA), entre os dias 13 e 14 de agosto, a 2ª edição do Diálogo Interestadual Pará-Amazonas para o Enfrentamento de Crimes Florestais.
O encontro foi realizado no âmbito do projeto "Fortalecimento da Resposta do Sistema de Justiça aos Crimes Florestais" (CRIMFLO), e contou com a participação de 15 instituições federais e estaduais do Amazonas, Pará e Rondônia.
O foco das discussões deste ano foi a cooperação institucional na região, tema recomendado na 1ª edição do Diálogo Interestadual Pará-Amazonas de 2023, realizada no Amazonas. A edição anterior também gerou outras atividades ao longo do último ano, como a criação de um grupo de discussão para promover a sinergia entre os atores federais, além de capacitações e apoio técnico para o aprimoramento de fluxos e metodologias de trabalho em diversas instituições.
Também atendendo às recomendações do último Diálogo Interestadual, novos atores foram convidados a participar do evento, promovendo o compartilhamento de boas práticas e lições aprendidas na cooperação interinstitucional.
Durante os dois dias de reuniões e discussões em grupo, as instituições governamentais estaduais e federais puderam identificar desafios e propor soluções para uma melhor atuação conjunta, de modo a superar obstáculos comuns enfrentados pelas instituições públicas no combate aos crimes florestais.
Para 2025, está prevista uma nova edição do Diálogo, considerando os frutos positivos da iniciativa para a construção de confiança entre os atores e aprofundamento do entendimento sobre formas eficazes de atuação e identificação de prioridades, de modo a criar um sistema de justiça cooperativo, capaz de enfrentar os desafios impostos pela realidade amazônica.
CRIMFLO – O projeto “Fortalecimento da Resposta do Sistema de Justiça Criminal aos Crimes Florestais”, apoiado pelo Escritório Internacional Antidrogas e de Aplicação da Lei (INL) do Departamento de Estado dos Estados Unidos, tem como objetivo trabalhar em estreita cooperação com instituições governamentais, forças de segurança e do judiciário nas esferas federal e estadual, a fim de fortalecer o combate ao desmatamento ilegal e ao tráfico de madeira. Em uma abordagem que vai desde a cena do crime até o tribunal, o Crimflo fornece assistência técnica e promove a cooperação transfronteiriça, inter-regional e interagências.
Saiba mais sobre o trabalho do UNODC na temática aqui