Brasília, 27 de junho de 2024 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Brasil abre inscrições para Treinamento de Integridade Corporativa PMEs brasileiras. O treinamento será realizado presencialmente em Brasília, nos dias 11 de julho, 25 de julho e 08 de agosto de 2024.
A iniciativa ocorre no âmbito do projeto do UNODC "Ação Global pela Integridade Corporativa" e conta com o apoio institucional do SEBRAE. O objetivo do treinamento é disseminar conhecimento aplicado e promover a integridade corporativa junto às PMEs participantes, a partir da apresentação dos marcos normativos brasileiros (Lei Anticorrupção - Lei nº 12.846/2013, Decreto nº 1.129/2022, Portaria da CGU nº 909/2015; Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos - Lei nº 14.133/2021) e internacionais, com destaque para a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC).
Além disso, o evento busca difundir boas práticas e facilitar a implementação de medidas anticorrupção e integridade corporativa com foco nas PME vinculadas à cadeia de valor de grandes empresas e órgãos públicos do país. O Treinamento também busca capacitar os empreendedores participantes para implementar e/ou fortalecer seus respectivos programas de compliance e integridade, a partir de metodologias de aprendizagem ativa baseada em casos concretos dos participantes e na realização de exercícios didático-pedagógicos interativos de Avaliação de Riscos de Integridade, de Planos de Mitigação, Códigos de Ética e Conduta, entre outros instrumentos.
Na ocasião, as instituições participantes terão a oportunidade de se conectar com pares do setor privado para promover a troca de conhecimentos aplicados e a colaboração em prol da integridade nos negócios PMEs. A iniciativa também promoverá a interface dos participantes com stakeholders-chave do setor no país, como a Controladoria Geral da União (CGU), o SEBRAE, o Pacto Global da ONU, a Alliance for Integrity e o ICC Brasil.
O treinamento é destinado a proprietários de pequenas e médias empresas brasileiras ou colaboradores por eles referendados que atuem em atividades diretamente afetas à gestão e a governança corporativa. O UNODC, com o apoio de seus parceiros locais, disponibilizará 50 vagas para PMEs brasileiras. Estão convidadas a se inscrever empresas que:
A. Tenham uma estrutura mínima de compliance e integridade e/ou contábil para potencializar a replicação das lições e aprendizagens do curso na prática;
B. Estejam ativas em uma ou mais das seguintes redes: SEBRAE, Pacto Global da ONU, Alliance for Integrity, ICC Brasil (requisito não obrigatório);
C. Preferencialmente, mas não exclusivamente, tenham interesse ou já forneçam serviços para o setor público brasileiro.
As empresas interessadas em participar do treinamento podem se inscrever neste link até o dia 04 de julho.
O treinamento não envolve o custeio de despesas logísticas de qualquer natureza e será totalmente gratuito para as PMEs selecionadas.