Brasília, 1 de outubro de 2023 - Com duração de 4 dias, a 6ª edição do Programa Embaixadores da Juventude foi concluída com êxito. A parceria entre o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) Brasil e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD), agregou ao Estado de Pernambuco 25 novos jovens embaixadores, todos capacitados para atuarem como interlocutores de políticas e estratégias de prevenção à violência no Brasil e no mundo.
Realizado de 14 a 17 de setembro, o treinamento do grupo de jovens pernambucanos contou com dinâmicas relacionadas à Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e estímulo ao protagonismo e à liderança incentivados por um corpo técnico de profissionais capacitados para a formação de juventude independente, consciente e protagonista.
A 6ª edição do Programa seguiu cinco módulos de aprendizagem conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas: Introdução aos ODS, Paz, Pessoas, Planeta e Prosperidade. Ao longo do curso, os 25 participantes apresentaram trabalhos temáticos nas áreas de evasão escolar, qualificação profissional, preservação do meio ambiente e centros de amparo psicossocial, entre outros.
Diversidade étnica e de gênero foi um tópico central na 6ª edição do Programa. O grupo, agora certificado, era composto por 25 jovens, entre 18 e 25 anos, de cor/etnia parda (12 pessoas), pretas (9), brancos (3) e um quilombola. A maioria (23) vieram de escolas públicas e, ao todo, o grupo tem origem em nove das 12 Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco.
No último dia de evento, 17 de setembro, durante o momento de certificação, estiveram presentes: o oficial de Projetos do UNODC Brasil, Rafael Sales; a secretária Carolina Cabral, responsável pela SDSCJPVD; a secretária executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência, Mariana Rodrigues; e embaixadores de edições anteriores do Programa.
O Programa Embaixadores da Juventude é resultado de uma parceria entre o UNODC, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e o Instituto Igarapé.
Saiba mais sobre o Programa Embaixadores da Juventude acessando aqui.