Drogas: campanhas
Campanha Mundial sobre Drogas
O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) lidera a campanha global de conscientização sobre o sério problema que as drogas ilícitas representam para a sociedade como um todo e, especialmente, para os jovens. O objetivo da campanha é mobilizar o apoio e inspirar a população a atuar de forma integrada na construção de uma resposta ao problema das drogas.
O UNODC incentiva a realização do maior número possível de atividades de conscientização em todo o mundo e convida indivíduos, organizações sem fins lucrativos, o setor privado e os Estados Membros a participarem da seguinte maneira:
- Organizando eventos institucionais ou atividades de divulgação para comemorar o dia 26 de junho, Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico de Ilícitos;
- Disseminando a campanha em redes sociais e de contatos;
- Usando o slogan e o logotipo da campanha em produtos promocionais, páginas de internet e mídias sociais;
- Doando recursos às organizações não governamentais locais para apoiar atividades de prevenção ao abuso de drogas e tratamento de usuários problemáticos ou fazendo contribuições para a campanha e atividades relacionadas.
Material de campanha
O que os adolescentes devem saber sobre drogas
Conheça o site da campanha global do UNODC contra as drogas (em inglês) ou visite a página da campanha no Facebook (em inglês).
Campanha "Igual a Você"
Os usuários de drogas foram uma das populações alvo da campanha "Igual a Você", lançada no fim de 2009 por cinco agências da ONU, entre elas o UNODC. A campanha tem como conceito básico a igualdade dos direitos entre as pessoas, com destaque para as populações de estudantes, gays, lésbicas, pessoas vivendo com HIV/aids, negros, profissionais do sexo, refugiados, transexuais e travestis, além dos usuários de drogas. A campanha é composta por dez filmes de 30 segundos veiculados em canais de televisão de todo o país.
A campanha surge como uma iniciativa contra as violações de direitos humanos e as desigualdades, especialmente nas áreas da saúde, educação, emprego, segurança e convivência. Trata-se de uma oportunidade de sensibilização da sociedade brasileira para o respeito à diversidade, que caracterizam cada um dos grupos sociais inseridos na campanha, reafirmando a igualdade de direitos.
Assista a todos os filmes da campanha em www.youtube.com/user/UNAIDSBr.