Enfrentamento à violência de gênero
Considerando sua abrangência regional, em 2011, o UNODC concluiu um projeto de fortalecimento das instituições de segurança pública e da sociedade civil para combater a violência de gênero na Argentina, no Brasil, no Chile, no Paraguai e no Uruguai.
O projeto teve como objetivo melhorar a capacidade dos países de oferecer apoio às vítimas da violência de gênero. Para isso, o UNODC procurou aumentar o nível de conhecimento e consciência entre funcionários do governo e a sociedade civil sobre questões relacionadas à violência contra a mulher. Mais ainda, realizaou um amplo estudo sobre as respostas e mecanismos para o enfrentamento da violência de gênero nos cinco países do Cone Sul.
Em julho de 2011, o UNODC apresentou o diagnóstico "Respostas à Violência Baseada em Gênero no Cone Sul: Avanços, Desafios e Experiências Regionais", durante seminário Internacional realizado em Assunção, no Paraguai. A publicação reuniu as principais conclusões dos diagnósticos nacionais, realizados também no ambito do projeto Fortalecimento das Delegacias da Mulher e da Sociedade Civil para Combater a Violência de Gênero em Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.
Acesse o diagnóstico Respostas à Violência Baseada em Gênero no Cone Sul: Avanços, Desafios e Experiências Regionais (PDF em português ou espanhol )
Acesse o diagnóstico do Chile - Guia de Assistência Integrada Violência de Gênero em Contexto Doméstico (PDF espanhol )
Informação Relacionada
- 20/07/2011 - UNODC discute tráfico de pessoas em Seminário Internacional
- 19/07/2011 - UNODC lança relatório regional sobre os mecanismos de resposta à violência contra a mulher no Cone Sul
- 18/07/2011 - Práticas de violência contra a mulher que envolvem o casal e relações familiares persistem no Cone Sul
- 13/07/2011 - "Respostas à Violência de Gênero no Cone Sul: Avanços, Desafios e Experiências Regionais"