O Estado de direito é fundamental em todos os aspetos da sociedade, no estabelecimento de relações de responsabilidade mútua, fiabilidade e construção da confiança pública. Uma abordagem para a sua promoção que conte com múltiplos intervenientes é crucial para a proteção, a participação, a segurança, a dignidade e os direitos humanos de todas as pessoas. A educação desempenha um papel fundamental na criação de um ambiente seguro, inclusivo e pacífico para os jovens, permitindo-lhes construir um futuro melhor e contribuir para o desenvolvimento positivo e sustentável através da partilha transformadora de conhecimentos, valores e competências.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) uniram forças para partilhar uma Educação Global sobre a Cidadania, em resposta a alguns dos mais urgentes desafios à Paz, à Justiça e ao Estado de Direito. A iniciativa “Global Citizenship Education for the Rule of Law: Doing the Right Thing” procura equipar os decisores políticos, professores dos níveis primário e secundário e educadores com as ferramentas necessárias ao empoderamento dos seus estudantes para a vida em sociedade, de forma a que se tornem agentes de mudança, eticamente responsáveis e construtivos, defendendo a justiça e a existência de instituições fortes. Esta abordagem está a ser implementada no contexto das atividades da UNESCO relacionadas com a Educação Global para a Cidadania e foi desenhada de modo a apoiar a iniciativa Educação para a Justiça (E4J) do UNODC.
O evento “Fortalecer o Estado de Direito Através da Educação: da Teoria à Prática” é uma atividade conjunta realizada pela UNESCO, pelo UNODC e pela CPLP, para celebrar o lançamento de duas publicações em português: “Fortalecer o Estado de direito através da educação: um guia para decisores políticos” e “Capacitar estudantes para sociedades justas: um guia para professores da educação secundária”. A sessão de duas horas contará com a presença de autoridades governamentais, decisores políticos dos setores da educação e da justiça, e ainda outras entidades de diferentes países de língua portuguesa, para refletir sobre os desafios, as tendências e as oportunidades de integrar os princípios do Estado de direito através da educação.
Por meio de um formato interativo, de diálogo, os convidados dos países de língua portuguesa, incluindo pontos focais da educação da CPLP, da UNESCO e do UNODC, compartilharão perspectivas sobre a importância de construir pontes entre os setores da justiça e da educação, assim como a relação entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 e 16 como guias para sociedades pacíficas, justas e fortes.
18 de fevereiro de 2021 | 13h00-15h00 (Hora de Lisboa)
Reunião virtual em português (com interpretação em língua gestual (LIBRAS)
Para informação adicional, por favor contacte unodc-e4j@un.org.
13h00 xx |
Nota de boas-vindas
|
13h15 xx |
Sessão de abertura
|
13h30 |
Apresentação da publicação “Fortalecer o Estado de direito através da educação: um guia para decisores políticos”
|
13h40 |
Apresentação da publicação “Capacitar estudantes para sociedades justas: um guia para professores da educação secundária”
|
13h50 |
Painel interativoModeração: Marco Teixeira Com a participação de:
Diálogo com participantes na conferência |
14h50 |
Sessão de encerramento
|
Mais Informações: Parceria UNODC/UNESCO "Educação para a Cidadania Global"