TERMO DE REFERÊNCIA

 

Posição

 Estagiária/o de Comunicação

Modalidade e nível contratual

 Estágio  

Duração do contrato

 6 meses (sem possibilidade de renovação) 

Supervisão

 Assistente de Comunicação e Representação

Idiomas necessários

 Português e inglês

Local de atuação

 Home-based work. A pessoa selecionada precisará ter acesso a um computador e boa conexão de internet.

Prazo para candidaturas

 Até 23h59 (horário de Brasília) do dia 01 de setembro de 2024.

 

Objetivo

Conduzir processo de seleção de pessoa para assumir o posto de Estagiária/o de Comunicação, em conexão ao Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Brasil.

 

Contexto organizacional

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) implementa medidas que refletem as três convenções internacionais de controle de drogas e as convenções contra o crime organizado transnacional e contra a corrupção.

O trabalho do UNODC é baseado em cinco áreas normativas de atividade:

  • fortalecimento das capacidades dos Estados-membros para enfrentar as ameaças do crime organizado transnacional;
  • combate à corrupção e o seu impacto catastrófico nas sociedades;
  • fortalecimento da prevenção do crime e construção de sistemas de justiça criminal eficazes;
  • apoio aos Estados-membros na implementação de uma abordagem equilibrada, abrangente e baseada em evidências para o problema mundial da droga, que aborde tanto a oferta como a procura;
  • combate ao terrorismo.

 

Desde 1991, o UNODC atua no Brasil com o objetivo de apoiar o Governo brasileiro no cumprimento das obrigações assumidas ao ratificar as Convenções da ONU sobre Controle de Drogas e os doze instrumentos multilaterais sobre o terrorismo. O Brasil ratificou a Convenção da ONU contra o Crime Organizado, seus três Protocolos (contra o Tráfico de Seres Humanos, contra o Contrabando de Migrantes e contra o Tráfico de Armas) e a Convenção da ONU sobre Corrupção.

A/o Estagiária/o de Comunicação trabalhará em colaboração com a assistente de comunicação e representação, bem como com a equipe de comunicação do escritório, para auxiliar as atividades da área requeridas pelo UNODC no Brasil e os projetos implementados no país.

 

Principais atribuições e objetivos esperados

A pessoa que assumir o posto de Estagiária/o de Comunicação desempenhará as seguintes funções:

  • Assistir na preparação de cards para as redes sociais do UNODC Brasil;
  • Apoiar na produção de material de advocacy para as redes sociais;
  • Assistir no gerenciamento de conteúdo para o site;
  • Assistir na migração de dados e atualização do site;
  • Traduzir cards, documentos, estudos, matérias de/para inglês e de/para português;
  • Coletar conteúdo, preparar e divulgar o clipping diário de notícias veiculadas na imprensa;
  • Assistir na organização dos arquivos da área de comunicação;
  • Apoiar na organização de eventos;
  • Participar de eventos e reuniões quando necessário;
  • Apoiar a área de representação em algumas demandas específicas;
  • Desempenhar outras funções, conforme necessário.

 

Indicadores e avaliação de performance

O trabalho da pessoa selecionada para o posto será avaliado a partir da capacidade e qualidade em realizar as atribuições e objetivos indicados na seção acima.

 

Competências necessárias

  • Integridade;
  • Profissionalismo;
  • Respeito à diversidade/igualdade de gênero;
  • Trabalho em equipe;
  • Planejamento e organização;
  • Comunicação;
  • Atenção e conhecimento tecnológico;
  • Responsabilização (accountability);
  • Criatividade;
  • Orientação para o cliente;
  • Comprometimento com aprendizado contínuo.

 

Qualificações

Obrigatórias

  1. Estar matriculado em um programa de graduação (pelo menos no 3º semestre) ou em um programa de pós-graduação, nos cursos de Tecnologia da Informação, Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas), Relações Internacionais, Tradução, Ciências Políticas, Direito, Letras e História. Candidatos já graduados são elegíveis em até 1 ano após a data de graduação.
  2. Domínio do Português e inglês.
  3. Nacionalidade brasileira ou autorização legal para trabalhar no Brasil.

Diferenciais

  • Habilidades na área de tecnologia da informação;
  • Experiências prévias em Organismos Internacionais, em especial no Sistema ONU, ou em organizações da sociedade civil e/ou governo;
  • Experiências em atividades ligadas à área de comunicação (Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas);
  • Experiências em atividades de tradução;
  • Experiências em atividades conexas ao mandato do UNODC.

 

Como se aplicar para o posto

Pessoas interessadas terão até 23h59 (horário de Brasília) de 01 de setembro de 2024 para:

  1. Enviar formulário P11 para o e-mail unodc-brazil.recrutamento@un.org com o assunto “Estágio de Comunicação – [NOME DA PESSOA]”.
    1. O formulário P11 deverá ser enviado necessariamente seguindo a versão do documento que pode ser encontrada clicando aqui;
    2. O formulário P11 deve ser preenchido por completo e assinado ao final. O arquivo deverá ser nomeado de acordo com o seguinte modelo: “P11 - seu nome e seu sobrenome”.
  2. Responder o formulário de inscrição que pode ser acessado clicando aqui.

Dentre as candidaturas válidas, de acordo com as qualificações obrigatórias, uma lista curta de pessoas que melhor pontuem conforme as qualificações diferenciais poderão ser convidadas a participar de avaliação de conhecimentos e de entrevista, em dias e horários a serem posteriormente sugeridos e informados pelo UNODC.

 

Observações finais

Confirmações de recebimento de inscrições não poderão ser disponibilizadas.

Apenas as pessoas qualificadas para as fases de avaliação de conhecimento e de entrevista serão contatadas. Caso não receba comunicação nossa em até 60 dias após o prazo de inscrições, considere que sua candidatura foi desqualificada no processo.

O Programa de Estágio do UNODC é inteiramente vinculado e regido pela Instrução Administrativa ST/AI/2020/1, que pode ser acessada aqui. Isso pode constituir óbice para algumas faculdades e outros centros educacionais para reconhecimento do programa de estágio. O UNODC não se responsabiliza pelo assunto, podendo tomar ações somente em consonância com a Instrução Administrativa mencionada.

O Programa de Estágio do UNODC é voluntário. As regras das Nações Unidas não permitem remuneração ou compensação de qualquer tipo, e a/o candidata/o selecionada/o deve arcar com seus próprios custos de vida na cidade de atuação.

O objetivo do Programa de Estágio não é resultar em um emprego junto às Nações Unidas, mas complementar os estudos de um estagiária/o. Portanto, não deve haver expectativa de emprego após o estágio. As/os estagiária/os não poderão se candidatar ou serem nomeadas/os para qualquer cargo nas categorias Professional ou superior ou nos níveis FS-6 e FS-7 da categoria Field Service em qualquer organização/escritório pertencente ao Secretariado das Nações Unidas, independentemente da fonte de financiamento ou tipo e duração da nomeação, por um período de seis meses após o término de seu estágio.

As/os estagiária/os são responsáveis pelos custos decorrentes de acidentes e/ou doenças incorridos durante o seu estágio no UNODC.

As/os estagiária/os são obrigada/os a manter confidencial toda e qualquer informação não publicada adquirida durante o curso de seus estágios e não podem publicar quaisquer relatórios ou trabalhos com base nas informações obtidas, a menos que autorizados pelo UNODC.

O programa de estágio do UNODC no Brasil dura seis meses, em regime de meio período, com 20 horas a serem cumpridas por semana.

Nas Nações Unidas, a consideração primordial no recrutamento e contratação de funcionários é a necessidade de garantir os mais altos padrões de eficiência, competência e integridade, levando em consideração a diversidade geográfica. Todas as decisões de emprego são tomadas com base nas qualificações e nas necessidades organizacionais. As Nações Unidas estão comprometidas em criar um ambiente diverso e inclusivo de respeito mútuo. As Nações Unidas recrutam e empregam funcionários independentemente de identidade de gênero, orientação sexual, raça, religião, cultura, etnia ou deficiência. Pode ser fornecida acomodação razoável para pessoas candidatas com deficiência para apoiar a participação no processo de recrutamento, quando solicitado e indicado na inscrição.

O Secretariado das Nações Unidas está comprometido em alcançar equilíbrio de gênero 50/50 em sua equipe. Por este motivo, candidatas são fortemente encorajadas a se aplicar a esta posição.