Capacitação apoiada pelo UNODC Brasil reforça proteção da flora no país 

Brasília, 29 de julho de 2024Durante esta semana, servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA)participam de curso sobre geoprocessamento, em Brasília-DF.A qualificação é a primeira de um total de oito que serão realizadas ao longo dos próximos meses pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com apoio do UNODC Brasil, por meio do projeto CRIMFLO e do Escritório de Assuntos de Narcóticos e Aplicação da Lei, do Departamento de Estado dos Estados Unidos (INL). 

A iniciativa tem como objetivo ampliar o número de técnicos e analistas capacitados para operar e aprimorar o SINAFLOR-LAB, um projeto da Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas (DBFLO) do IBAMA. O SINAFLOR-LAB realiza o monitoramento e auditoria do uso da flora por meio de uma equipe alocada em uma sala de situação específica, criada com o propósito de identificar informações discrepantes e/ou inconsistentes no Sistema Nacional de Controle dos Produtos Florestais (SINAFLOR).  

“O papel do projeto CRIMFLO e do UNODC Brasil é apoiar as instituições no aprimoramento de técnicas para conter os crimes ambientais transnacionais. Esses treinamentos serão essenciais para intensificar os resultados no combate às irregularidades que afetam a cadeia produtiva da exploração e comercialização de madeira. Isso porque esses cursos permitirão o desenvolvimento de ferramentas para uma melhor análise de risco e automação de alertas dentro do SINAFLOR", afirmou Nathalia Alves, coordenadora nacional do projeto CRIMFLO. 

Além de identificar informações atípicas na base de dados dos sistemas de controle,o SINAFLOR-LAB também identifica fraudes envolvendo superfaturamento de créditos madeireiros, subsidia as fiscalizações in loco com informações pré-vistoria; promove a idoneidade da cadeia produtiva da madeira nativa; e apoia as responsabilizações administrativas, cíveis e criminais pelos diversos entes de comando e controle desses produtos.  

Os outros sete cursos a serem ministrados com o apoio do UNODC Brasil tratarão dos seguintes temas: Análise de Dados Geográficos com QGIS; Introdução a Sensoriamento Remoto e Processamento de Imagens; Aplicação de Métodos Estatísticos Espaciais para Análise de Dados Geográficos; Bancos de Dados Geográficos; Programação em Python com Dados Geoespaciais; Aprendizado de Máquina e Aprendizado Profundo; Big Data, Cubos de Dados e Análise de Séries Temporais de Imagens.  

Além dos treinamentos, o UNODC Brasil, por meio do projeto CRIMFLO e do INL, vai disponibilizar equipamentos ao SINAFLOR-LABpara que o controle, o monitoramento e a auditoria das informações recebidas das esferas federal, estadual e municipal sejam mais efetivos. 

CRIMFLO - O projeto "Fortalecimento da Resposta do Sistema de Justiça Criminal aos Crimes Florestais no Brasil”, do UNODC no Brasil, é apoiado pelo Escritório de Assuntos de Narcóticos e Aplicação da Lei, do Departamento de Estado dos Estados Unidos (INL). Tem como objetivo fortalecer a resposta do sistema de justiça criminal ao desmatamento ilegal e ao tráfico de madeira no Brasil, apoiando vários níveis de aplicação da lei por meio da prestação de assistência técnica, cooperação transfronteiriça e inter-regional, coordenação interagências e parceria com o setor privado.  

 

 

Saiba mais: Agenda 2030

Todas as notícias