UNODC inicia Treinamento de Integridade Corporativa para Pequenas e Médias Empresas 

Local de garimpo. Crédito: Carlos Bandeira Jr./UNODC

Brasília, 11 de julho de 2024 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) iniciou, na última quinta-feira, 11 de julho, o Treinamento de Integridade Corporativa para Pequenas e Médias Empresas, com o apoio institucional do SEBRAE. A primeira sessão do treinamento contou com a participação de 35 participantes, representantes de 20 Pequenas e Médias Empresas.

O objetivo do treinamento, dividido em três sessões de um turno cada, é disseminar conhecimento aplicado e promover a integridade corporativa junto às PMEs participantes, a partir da apresentação dos marcos normativos brasileiros (Lei Anticorrupção - Lei nº 12.846/2013, Decreto nº 1.129/2022, Portaria da CGU nº 909/2015; Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos - Lei nº 14.133/2021) e internacionais, com destaque para a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC).

A primeira sessão apresentou os conceitos básicos sobre Integridade nos Negócios, a interface da UNCAC, como único instrumento global com força vinculativa, com o microssistema jurídico de enfrentamento à corrupção e promoção da integridade. O Gerente da Unidade de Integridade Corporativa do SEBRAE Nacional, Gabriel Bravo, compartilhou a importância dessa iniciativa para o aprimoramento do setor de PMEs brasileiro, do qual o SEBRAE é um grande parceiro e fomentador.  A Diretora de Promoção e Avaliação de Integridade Privada da Controladoria-Geral da União (CGU), Cristine Köhler Ganzenmüller, por sua vez¸apresentou o Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, iniciativa da CGU que estimula empresas que atuam no país a assumir, voluntariamente, compromisso público com a integridade empresarial.

Maria de Fátima. Crédito: Carlos Bandeira Jr./UNODC.

Além disso, o Gerente Adjunto da Unidade de Integridade Coorporativa do SEBRAE, Joaquim Donizeti de Almeida, apresentou o Programa de Integridade Corporativa do SEBRAE, e o Coordenador-Geral de Avaliação de Integridade Privada da CGU, Keyne Taniguchi Santos, realizou uma exposição sobre o que são riscos de integridade e como avaliá-los, considerando as peculiaridades e especificidades do segmento de PMEs.

Como tarefa para as próximas sessões, os participantes deverão conduzir uma avaliação de riscos de corrupção e integridade da sua própria organização, com base nos recursos didático-pedagógicos disponibilizados pelo UNODC, a exemplo de matriz de risco com geração de plano inicial de mitigação com recomendações e subsídios técnicos do UNODC.

Para o Oficial de Projeto e Coordenador da Área Anticorrupção e Integridade do UNODC no Brasil, Eduardo Pazinato, o treinamento desenvolvido pelo UNODC acompanha as balizas internacionais e inova ao priorizar o segmento de PMEs, em parceria com instituições brasileiras de relevo nessa agenda no país, com ênfase no SEBRAE e CGU.

A segunda sessão do treinamento ocorrerá no dia 25 de julho de 2024, no Auditório do SEBRAE e contará com a participação da Rede Brasil do Pacto Global da ONU e da Alliance for Integrity. Nessa sessão, será discutido, em concreto, como priorizar e mitigar os riscos de corrupção e integridade identificados pelas empresas participantes com base na discussão teórica e prática realizada na sessão anterior.

Empresas interessadas em participar ainda podem se inscrever no seguinte link.

O certificado somente será fornecido com a participação em pelo menos duas das três sessões do treinamento.

 

 

Saiba mais: http://www.agenda2030.com.br/

Todas as notícias