UNODC Brasil promove capacitação sobre tráfico de pessoas para assistentes sociais e agentes de saúde do Amazonas
Manaus (AM), 26 de abril de 2024 – Em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Brasil realizou, por meio do projeto Track4TiP, treinamento sobre tráfico de pessoas para trabalhadores da rede de assistência social (SUAS) e de saúde (SUS) do Amazonas, em evento de capacitação em Manaus, entre os dias 25 e 26 de abril.
Com a presença da Coordenação-Geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes (CGETP) do MJSP, os treinamentos abordaram temas como as políticas nacional e estadual de enfrentamento ao tráfico de pessoas; identificação e atendimento humanizado a vítimas; especificidades das populações migrantes e indígenas; e contrabando de migrantes na Fronteira Norte do Brasil, entre outros.
Mais de 60 profissionais da rede estadual de assistência social e saúde do Amazonas participaram da capacitação, com representantes vindos de municípios como Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira e Tefé. Organizado pelo UNODC, o evento também contou com o apoio do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que disponibilizou o espaço e realizou transmissão ao vivo da capacitação, com tradução simultânea em libras. Em razão da transmissão ao vivo, o evento alcançou participantes de outras regiões do Amazonas e de estados vizinhos, como Pará e Amapá.
O primeiro dia da programação do evento contou com apresentações do UNODC Brasil e do MJSP, que detalhou a Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (PNETP). A política estadual foi apresentada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Amazonas (SEJUSC/AM). A Organização Internacional para as Migrações (OIM), apoiadora da capacitação realizou apresentação sobre migração e contrabando de migrantes nas fronteiras da região Norte.
No segundo dia, a programação foi composta por mesas redondas e atividades em grupo sobre atendimento à população indígena na assistência social e demandas específicas de serviços pela população migrante – encerrando-se com a elaboração de um plano de ação para a rede estadual na temática de tráfico de pessoas e no atendimento a vítimas.
O evento também contou com a participação de representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Agência da ONU para Refugiados (Acnur), Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), Cáritas Brasileira, Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Track4TiP – TRACK4TIP é uma iniciativa implementada pelo UNODC, com o apoio do Escritório para o Monitoramento e Combate ao Tráfico de Pessoas (JTIP) do Departamento de Estado dos Estados Unidos. O projeto, que teve início em 2019, beneficia oito países da América do Sul e Caribe – Equador, Peru, Brasil, Colômbia, República Dominicana, Trinidad e Tobago, Curaçao e Aruba – com ações nacionais e regionais.
O objetivo geral do Track4TiP é aprimorar a resposta da justiça criminal regional ao tráfico de pessoas nos fluxos migratórios dos países beneficiários, por meio de uma abordagem multidisciplinar e centrada na vítima, e de ações em nível regional e nacional para identificar, prevenir e processar casos.
***
Este comunicado à imprensa foi possível graças ao apoio do Departamento de Estado dos Estados Unidos, nos termos do Acordo No. SSJTIP19CA0027. As opiniões aqui apresentadas são de inteira responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as opiniões do Departamento de Estado dos Estados Unidos.
Saiba mais: http://www.agenda2030.com.br/