UNODC Brasil e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará realizam treinamento para fortalecer resposta a crimes ambientais
Belém, 10 de novembro de 2023 – O UNODC Brasil, em colaboração com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS/PA), promoveu o “Treinamento para o Fortalecimento da Resposta Estadual aos Crimes Florestais”, em Belém-PA. A iniciativa contemplou duas turmas com 40 participantes cada, entre os dias 16 e 20 de outubro e 6 e 10 de novembro, com o objetivo de fortalecer a capacidade da fiscalização ambiental estadual na detecção, prevenção e repressão de crimes ambientais.
O treinamento foi realizado no âmbito do projeto CRIMFLO – Fortalecimento da Resposta do Sistema de Justiça Criminal aos Crimes Florestais, e reuniu fiscais ambientais e servidores da SEMAS/PA envolvidos no monitoramento e no combate aos crimes florestais no estado.
Ao longo de 5 dias, os participantes puderam aprender mais com seus pares sobre diversos aspectos relacionados ao tema, como técnicas e procedimentos de trabalho, inteligência ambiental aplicada, mensuração do valor de multas, utilização de sistemas de informação e volumetria de produtos florestais, além de conteúdos relativos à legislação estadual e articulação com outras instituições. O treinamento contou também com a participação da Transparência Internacional (TI), Ministério Público e Polícia Civil.
Com a conclusão da formação de ambas as turmas, a equipe do UNODC consolidará as principais observações e necessidades identificadas durante o treinamento. O objetivo é desenvolver recomendações e delinear os próximos passos para a evolução das atividades do projeto.
O CRIMFLO – Fortalecimento da Resposta do Sistema de Justiça Criminal aos Crimes Florestais, é um projeto do UNODC Brasil, apoiado pelo Escritório Internacional Antidrogas e de Aplicação da Lei (INL) do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Seu objetivo é fortalecer a resposta ao desmatamento e tráfico de madeira na região da Amazônia Legal. Para isso, o CRIMFLO atua em estreita cooperação com instituições governamentais, forças de segurança e do judiciário nas esferas federal e estadual do Pará e Amazonas, implementando iniciativas complementares ao trabalho que essas instituições desempenham na região e somando esforços para proteger a floresta e combater a criminalidade ambiental de forma mais eficaz.
Para saber mais sobre o trabalho do UNODC na temática de crimes que afetam o meio ambiente, acesse aqui, e para as publicações do UNODC na temática, acesse aqui.
Aprenda mais: http://www.agenda2030.com.br/