UNODC Brasil promove Treinamento para o Aprimoramento da Capacidade de Resposta ao Tráfico Ilegal de Madeira em Contexto Portuário

Paranaguá, 20 de outubro de 2023 – Com o objetivo de aprimorar as capacidades técnicas de detecção, inspeção e identificação de cargas ilegais de madeira em rotas marítimas e fluviais, o UNODC, por meio do Programa de Crimes Florestais e Mercado Ilícito de Madeira (LEAP), promoveu treinamento prático e teórico entre 17 e 20 de outubro, em Paranaguá-PR.

A iniciativa contou com a participação de servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Receita Federal do Brasil (RFB) e Polícia Federal (PF) dos estados do Amazonas, Pará, Paraná, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

Ao longo de quatro dias de treinamento teórico e prático, os participantes abordaram a análise de risco e identificação de madeira, incluindo indicadores de risco e análise de dados e documentos para a identificação de cargas suspeitas. Os servidores também realizaram visita técnica ao porto de Paranaguá, onde puderam realizar exercícios práticos com contêineres.

Ao fim do treinamento, os participantes puderam avaliar as atividades desenvolvidas e contribuir para a definição dos próximos passos do programa LEAP, apontando necessidades de mentoria e capacitações futuras.

O Programa de Crimes Florestais e Mercado Ilícito de Madeira (LEAP) conta com a parceria da INTERPOL e o apoio da Iniciativa Internacional da Noruega para Clima e Florestas (NICFI), integrando o Programa de Controle de Contêineres (CCP), uma iniciativa conjunta do UNODC e da Organização Mundial das Alfândegas (OMA). O LEAP busca compartilhar conhecimento e construir redes globais para combater o desmatamento ilegal e crimes conexos, fortalecendo capacidades para a condução de operações com base em informações de inteligência e expertise técnica, e fomentando a cooperação interinstitucional e internacional.

O LEAP desenvolve atividades em países-chave do Sudeste Asiático e da América Latina, estando presente no Brasil, Peru, Equador e Colômbia. No Brasil, seis portos estão atualmente contemplados pelas atividades do programa: Porto Velho, Manaus, Belém, Paranaguá, Itajaí e Santos.

Saiba mais sobre o Programa de Crimes Florestais e Mercado Ilícito de Madeira (LEAP).

Para mais informações sobre o trabalho do UNODC na temática de crimes ambientais, acesse aqui.

 

Aprenda mais: http://www.agenda2030.com.br/  

Todas as notícias