UNODC Brasil e Secretaria de Segurança Pública do Amazonas promovem treinamento para fortalecer resposta a crimes ambientais
Manaus, 6 de outubro de 2023 – O UNODC Brasil, em colaboração com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), promoveu o “Treinamento para o Fortalecimento da Resposta Estadual aos Crimes Florestais” entre os dias 25 de setembro e 06 de outubro, em Manaus-AM. A iniciativa contemplou duas turmas com 30 participantes cada, com o objetivo de apoiar os esforços em andamento na resposta a esses crimes no Amazonas, além de estabelecer as bases para intervenções futuras.
O treinamento foi realizado no âmbito do projeto CRIMFLO – Fortalecimento da Resposta do Sistema de Justiça Criminal aos Crimes Florestais, e reuniu servidores da SSP-AM envolvidos no monitoramento e repressão a crimes como desmatamento ilegal, tráfico de madeira e queimadas, a fim de fortalecer a capacidade de detecção, prevenção e repressão das instituições estaduais, com foco na região sul do Amazonas.
Por parte do governo estadual, estiveram presentes representantes do Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM/AM), Polícia Civil (PC/AM), Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM), Defesa Civil, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA/AM), Secretaria de Estado de Produção Rural (SEPROR/AM), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM).
A iniciativa contou, ainda, com a presença e apoio de instituições atuantes na proteção ambiental, conservação da biodiversidade e aplicação da lei relacionada ao meio ambiente no Brasil: o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), Polícia Federal (PF) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que contribuiu de forma significativa na condução do treinamento.
Durante as atividades, os participantes puderam aprender mais sobre o uso de tecnologias de monitoramento e segurança, operações em áreas remotas, técnicas de investigação e inteligência aplicadas a crimes florestais, leis e regulamentações ambientais, cooperação interinstitucional e construção de casos administrativos e criminais, além de conhecerem as melhores práticas na área.
O treinamento foi precedido por um curso sobre Pilotagem de Drone/RPAS (Remotely Piloted Aircraft Systems) Classe 3, destinado a 20 servidores estaduais indicados pela SSP/AM. A iniciativa, realizada entre 18 e 22 de setembro, contou com a parceria do CENSIPAM, que disponibilizou recursos humanos e materiais para a organização das atividades em Manaus.
O CRIMFLO – Fortalecimento da Resposta do Sistema de Justiça Criminal aos Crimes Florestais, é um projeto do UNODC Brasil, apoiado pelo Escritório Internacional Antidrogas e de Aplicação da Lei (INL) do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Seu objetivo é fortalecer a resposta ao desmatamento e tráfico de madeira na região da Amazônia Legal. Para isso, o CRIMFLO atua em estreita cooperação com instituições governamentais, forças de segurança e do judiciário nas esferas federal e estadual do Amazonas e Pará, implementando iniciativas complementares ao trabalho que essas instituições desempenham na região e somando esforços para proteger a floresta e combater a criminalidade ambiental de forma mais eficaz.
Para saber mais sobre o trabalho do UNODC na temática de crimes que afetam o meio ambiente, acesse aqui, e para as publicações do UNODC na temática, acesse aqui.
Aprenda mais: http://www.agenda2030.com.br/