UNODC visita Porto de Santos para promover cooperação no âmbito dos Programas CCP e LEAP
Brasília 17 de agosto de 2021 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) realizou, nesta sexta-feira (17) uma série de reuniões bilaterais com autoridades governamentais no Porto de Santos, SP, para promover cooperação no âmbito do Programa de Controle de Contêineres (CCP) e do Programa de Assistência para Reduzir o Desmatamento de Florestas Tropicais (LEAP).
Participaram da reunião chefes e autoridades da Receita Federal do Brasil (SRF), da Polícia Federal (PF), da Autoridade Portuária de Santos e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
O objetivo da visita foi para discutir com os órgãos fiscalizadores o trabalho desenvolvido pelo CCP e apresentar o programa LEAP, que auxilia as entidades a desenvolver a capacidade de detectar e apreender madeira ilegal.
O CCP formalizou uma parceria com a Secretaria da Receita Federal (SRF), por meio da assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU), em 2017. Desde então, a Unidade de Controle Portuário (UCP) no Porto de Santos, o maior porto marítimo da América do Sul, apreendeu cargas ilegais que vão desde violações de direitos de propriedade intelectual até drogas. Em 2020, a Unidade apreendeu mais de 19 toneladas de cocaína.
Além das discussões técnicas relativas ao tráfico de mercadorias ilícitas, sobretudo madeira ilegal, o UNODC estabeleceu o cronograma proposto para futuros treinamentos no âmbito do programa LEAP.
O Programa de Assistência para Reduzir o Desmatamento de Florestas Tropicais (LEAP) - é uma parceria entre UNODC, INTERPOL e RHIPTO-Centro Norueguês de Análise Global. O LEAP busca compartilhar conhecimento e construir redes globais para combater o desmatamento ilegal e crimes conexos, a fim de assistir os Estados-membros na aplicação da lei em países-chave da América Latina e do Sudeste Asiático.
Ao prestar assistência no enfrentamento ao desmatamento de Florestas Tropicais, o LEAP contribui para o combate às mudanças climáticas e para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
*****
To know more: http://www.agenda2030.com.br/