UNODC e Prefeitura do Rio de Janeiro se reúnem para discutir segurança pública e juventude
Brasília, 6 de julho de 2021 - O Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime (UNODC) realizou reunião com a Secretaria Municipal de Ordem Pública do Rio de Janeiro (SEOP), na tarde da última terça-feira (13) para discutir temáticas comuns, como juventude e segurança pública.
O tema juventude e seu papel na prevenção da violência ocupou espaço central no debate. Representantes de ambas instituições discutiram questões como: violência doméstica, uso positivo e sustentável de espaços públicos, violência institucionalizada, racismo e, principalmente, o papel da segurança pública como elemento de garantia de outros direitos fundamentais, como o acesso à educação, à saúde e ao lazer.
O secretário da Ordem Pública, Brenno Carnevale afirmou que os jovens são os principais vitimizados pela violência.
Já Maria Eduarda Lacerda Couto, subsecretária de Planejamento Estratégico da SEOP, ressaltou a importância de parcerias multissetoriais, incluindo o investimento social privado, para fortalecer esforços conjuntos de prevenção à violência e à criminalidade.
UNODC e SEOP também discutiram desafios técnicos relacionados à gestão de conhecimento e informação em matéria de segurança pública, com destaque para o trabalho desenvolvido pela agência das Nações Unidas e o órgão governamental para fortalecer a análise de manchas criminais, bem como para valorizar a inteligência policial e a investigação em casos relacionados à governança da segurança.
O UNODC também apresentou à Secretaria seu portfólio de projetos nacionais e internacionais de fortalecimento da governança, da segurança e da prevenção à criminalidade.
Foram compartilhadas experiências positivas do Programa Embaixadores da Juventude, das parcerias com os governos estaduais do Rio Grande do Sul e do Paraná, e da Iniciativa Global do UNODC para fortalecer a governança da segurança urbana.
O UNODC acolheu os comentários e contribuições da SEOP e espera trabalhar em estreita cooperação com a Secretaria para fortalecer as estruturas institucionais e o Estado de Direito em busca de uma finalidade comum: a efetiva prevenção à criminalidade
*****
Para saber mais: http://www.agenda2030.com.br/