Declaração da diretora-executiva do UNODC, Ghada Waly
Brasília, 30 de julho de 2021 - No Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas deste ano, saúdo as vítimas que reconstroem suas próprias vidas e ajudam a proteger as dos outros. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) lançou uma campanha intitulada "As Vozes das Vítimas Lideram o Caminho" para destacar as inúmeras histórias das vítimas e seus papéis na luta contra o tráfico.
Os Estados-membros devem se engajar, ouvir e aprender com os sobreviventes, e apoiar as organizações lideradas pelas vítimas. A pandemia da COVID-19 aprofundou as vulnerabilidades ao tráfico, tornando as contribuições das vítimas mais importantes que nunca.Toda e qualquer vítima do tráfico de pessoas têm uma história que devemos ouvir. As vozes das vítimas são a chave para prevenir o tráfico, apoiar os sobreviventes e levar os perpetradores à justiça.
Os traficantes escolhem suas vítimas entre os vulneráveis, explorando o desespero e a falta de conscientização. A maioria dos alvos são pessoas com necessidade econômica e que são enganadas. Quase dois terços das vítimas identificadas são mulheres e meninas e a proporção de crianças triplicou nos últimos 15 anos. Apesar de suas vulnerabilidades reais e percebidas, os sobreviventes do tráfico são exemplos de força, coragem e resiliência.
No UNODC, continuamos a ajudar os países e todas as partes interessadas na implementação do Protocolo de Tráfico de Pessoas e no desenvolvimento de abordagens centradas na vítima.
Por meio do Fundo Fiduciário Voluntário das Nações Unidas para Vítimas de Tráfico de Pessoas, também prestamos apoio crucial às vítimas e ajudamos a fortalecê-las como parte da resposta. Agradeço aos nossos parceiros que contribuíram para o Fundo e convido todos os Estados-membros a apoiá-lo.
Também convido você a se juntar a nossa campanha e a compartilhar e divulgar as histórias das vítimas. Inspirados e guiados pela resiliência daqueles que sobreviveram, podemos construir a resiliência de nossas sociedades ao tráfico de pessoas, ajudar a prevenir e aliviar o sofrimento, acabar com a impunidade e alcançar a justiça.
Campanha
Durante o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas deste ano, "As Vozes das Vítimas Lideram o Caminho" durante toda a campanha. Você será apresentado às histórias de sobreviventes que são atores-chave na luta contra o tráfico de pessoas. Os sobreviventes desempenham um papel crucial no estabelecimento de medidas eficazes para prevenir esse crime, identificar e resgatar as vítimas e apoiá-las em seu caminho de reabilitação.
Muitas vítimas do tráfico de seres humanos têm experimentado falta de conhecimento ou mal-entendidos em suas tentativas de obter ajuda. Elas tiveram experiências traumáticas pós-resgate, durante entrevistas de identificação e procedimentos legais. Algumas enfrentaram revitimização e punição por crimes que foram forçadas a cometer por seus traficantes. Outras ficarm sujeitas à estigmatização ou receberam apoio inadequado.
Aprender com as experiências das vítimas e transformar suas sugestões em ações concretas nos levará a uma abordagem mais centrada na vítima e eficaz no combate ao tráfico de pessoas.
As Vozes das Vítimas Lideram o Caminho - vamos seguir essa liderança!
*****
Para saber mais: http://www.agenda2030.com.br/