Mensagem do secretário-geral da ONU no Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres
As Nações Unidas estão empenhadas em acabar com todas as formas de violência contra mulheres e meninas. Esses abusos estão entre as violações de Direitos Humanos mais horríveis, persistentes e generalizadas, que afetam uma em cada três mulheres no mundo. Isso significa alguém a sua volta. Um membro da família, um colega de trabalho, um amigo ou até mesmo você.
A violência sexual contra mulheres e meninas está enraizada em séculos de dominação masculina. Não esqueçamos que as desigualdades de gênero que alimentam a cultura do estupro são essencialmente uma questão de desequilíbrios de poder. Estigma, equívocos, falta de denúncia e má aplicação das leis só perpetuam a impunidade. E o estupro ainda está sendo usado como uma arma horrenda de guerra. Tudo isso deve ser mudado... agora.
Apelo aos governos, ao setor privado, à sociedade civil e às pessoas em todo o mundo para que tomem uma posição firme contra a violência sexual e a misoginia. Temos de mostrar maior solidariedade para com sobreviventes, ativistas e defensoras dos Direitos das Mulheres. E temos de promover os direitos das mulheres e a igualdade de oportunidades.
Juntos, podemos - e devemos - acabar com o estupro e a violência sexual de todos os tipos.
Muito obrigado.
*****
To know more: http://www.agenda2030.com.br/