Combater o Crime Organizado Transnacional será o foco da agenda do UNODC na próxima semana
11 de outubro, 2018 - Mais de 800 representantes governamentais, da sociedade civil e especialistas em crime se reunem em Viena entre os dias 15 e 19 de outubro para a nona sessão da Conferência das Partes (COP) da Assembléia das Nações Unidas contra o crime Organizado Transnacional (UNTOC).
Durante esse período, os desafios globais atualmente enfrentados nessa área vão ser discutidos,
os participantes vão debater as estratégias necessárias para combater o crime com base na Convenção, além de revisar a implementação do UNTOC e seus Protocolos sobre Tráfico de Pessoas, Contrabando de Migrantes e Tráfico Ilícito de Armas de Fogo, bem como sobre Cooperação Internacional em Matéria Penal e Crimes Novos e Emergentes.
A sessão de abertura será liderada pelo diretor executivo do UNODC, Yury Fedotov, e pelo Presidente da República do Panamá, Juan Carlos Varela Rodríguez, entre outros.
Ao longo da semana, cerca de 40 eventos paralelos tratarão de uma variedade de temas, incluindo a produção intitulada "Legalidade no cenário : uma obra de teatro sobre respostas ao crime organizado"; eventos paralelos de alto nível sobre armas de fogo ilícitas e facções na América Central. Também abordarão prevenção, repressão ao tráfico e contrabando de migrantes na África Oriental.
A nona edição terá diversas exposições com temas que variam desde a prevenção do terrorismo, o tráfico de pessoas, a luta contra corrupção, crimes contra a vida silvestre, entre muitos outros. O evento pode ser conferido nas redes sociais com as hashtags # COP9 #UNTOC # 15 years
UNTOC e a sessão de abertura será transmitida ao vivo na internet.
Mais informações:
Live webcast of the opening at 10am CEST on 15 October
United Nations Convention against Transnational Organized Crime