UNODC e projeto Embaixada da Paz discutem ações conjuntas
Brasília, 1 de agosto de 2018 - Jovens participantes do Programa Embaixadores da Juventude, iniciativa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) para promover o empoderamento de jovens dentro do contexto da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, reuniram-se em Brasília (DF) no início de agosto com representantes do projeto Embaixada da Paz.
O objetivo foi discutir estratégias de promoção e reconhecimento de comportamentos interpessoais pacíficos no nível comunitário - aspecto essencial para a prevenção da violência e da criminalidade.
Foi o primeiro encontro entre as duas iniciativas com a intenção de promover uma cultura de paz entre jovens e adolescentes, pautando-se em princípios de solidariedade, de tolerância, do respeito à vida, aos direitos individuais e ao pluralismo.
A manhã foi dedicada à capacitação em processos criativos com foco em paz e segurança por meio de treinamento oferecido pela atriz Maria Paula Fidalgo, coordenadora do projeto Embaixada da Paz.
Na sequência, foram desenhadas estratégias de intervenção para promover a pauta, como a produção de conteúdos audiovisuais sobre a temática que será exibida nas telas disponibilizadas em vagões no Metrô do Distrito Federal.
Além da divulgação de fotonovelas nos meios de transporte do DF, os jovens do Programa Embaixadores da Juventude e a equipe da Embaixada da Paz também produzirão conteúdos literários a serem veiculados na mídia impressa na região. Tais ensaios reconhecerão iniciativas individuais e coletivas para promover a paz e o comportamento cidadão.
Brenda Ribeiro, moradora da cidade do Gama (DF) e participante da primeira edição do Programa Embaixadores da Juventude, destacou a importância do encontro.
Segundo a jovem de 25 anos, "é uma experiência enriquecedora trabalhar com pessoas dispostas a empregar energia e positividade para transformar a realidade da cidade".
A jovem também esteve presente no encontro anterior realizado entre o UNODC e a Embaixada da Paz, em maio deste ano. Rodrigo Araujo, assistente de projetos do UNODC e um dos coordenadores do Programa Embaixadores da Juventude, reforça: "essa parceria é capaz de trazer um impacto social de grande escala".
"Ao dialogarmos diretamente com cidadãos e cidadãs comuns que usam transporte público, conseguimos promover uma cultura que valoriza a comunicação não violenta em vez do conflito - e tudo por meio do humor e da literatura", destacou.
A Embaixada da Paz tem o objetivo de incentivar a construção da paz em comunidades como ferramenta essencial para a redução da violência em escala global, por meio do fortalecimento de vínculos comunitários.
Já o Programa Embaixadores da Juventude, lançado em 2016 pelo UNODC em parceria com o Instituto Caixa Seguradora, é uma iniciativa que busca capacitar jovens entre 18 e 25 anos para atuarem como multiplicadores dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em espaços sociais e políticos.