Programa Embaixadores da Juventude - depoimento do participante do ECOSOC Youth Forum 2015
![]() |
Brasília, 17 de agosto de 2016 - O protagonismo jovem no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foi amplamente discutido na última segunda-feira, 15 de agosto, no Dia Internacional da Juventude. O evento ocorreu na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos (RJ), e contou com a participação do enviado especial do Secretário-Geral da ONU para a Juventude e o assessor especial para o Esporte, o Desenvolvimento e a Paz. Jovens e lideranças de vários perfis sociais participaram do evento.
Alinhado com esse movimento que incentiva o protagonismo da juventude, está o Programa Embaixadores da Juventude, fruto de uma parceria do UNODC com a Caixa Seguradora. Ser um embaixador da juventude "une os jovens para além das fronteiras físicas, para que possam ser protagonistas de suas histórias e agentes de mudança em seus locais de atuação". Essa é a conclusão a que chegou Wagner Navarro após participar do ECOSOC Youth Forum 2015. Coordenador de esportes da Rede Urbana de Ações Socioculturais (RUAS) e graduando em Tradução pela UnB, o jovem de 26 anos tem uma história de pouco mais de 10 anos de militância juvenil em diversos movimentos.
![]() |
Segundo ele, "a união dessa juventude em torno de uma agenda comum é o que nos permite ter esperança de que em breve teremos enfrentado os desafios que se colocam diante da grandiosa tarefa que é de garantir direitos. Penso ainda que a minha participação no ECOSOC 2015 representa uma vitória coletiva da juventude de periferia, uma vez que devido ao espaço de protagonismo que eu tive a honra de ocupar, sirva de inspiração para outros jovens que também são protagonistas na construção de um mundo mais justo. Mais importante ainda é que mais jovens sejam protagonistas das pautas da juventude, em um movimento que estimule cada vez mais o jovem a se representar e a ocupar os espaços de fala e de decisão que lhe sejam de direto, para que assim seja agente causador das mudanças que pretende imprimir na sua realidade e de seus pares em suas localidades".
Questionado sobre como o Embaixadores da Juventude o influenciou, Wagner contou que a "oportunidade foi determinante para ampliar minha visão de mundo, particularmente no que diz respeito aos desafios enfrentados pela juventude e poder contribuir com minha experiência para lançar luz sobre tudo aquilo o que se propõe a enfrentar. Sem dúvida, a experiência única que foi ser um Embaixador da Juventude continua e continuará reverberando no trabalho que temos feito coletivamente com foco em juventude".
Os interessados podem acessar o edital do programa através do link: www.unodc.org/lpo-brazil/vacancies/2016/07/programa-piloto-de-formacao-de-embaixadores-da-juventude.html.
As inscrições encerram-se em 26 de agosto.
Que venham novos Embaixadores da Juventude!