Estudantes brasileiros são premiados em concurso cultural sobre prevenção ao uso de drogas
Desenho que ficou em 2o lugar entre alunos de 3o ano da região Sudeste |
Brasília, 18 de outubro de 2013 - Jovens estudantes de todo o Brasil foram premiados esta semana pelo concurso cultural "A Educação na Prevenção no Uso de Drogas", promovido anualmente pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ), com o apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).
O Representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, Rafael Franzini, participou da entrega de prêmios realizada quarta-feira no Palácio da Justiça, onde foram contemplados os primeiros colocados nas categorias cartaz, fotografia, vídeo, jingle e monografia. "A cerimônia foi emocionante e me senti muito honrado em participar. Eu gostaria de parabenizar a Senad pela organização do concurso e reiterar o engajamento e cooperação do UNODC em futuros eventos desse tipo", disse Franzini.
Rafael Franzini entrega prêmio a uma das vencedoras |
Durante a premiação, o Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano, falou sobre a necessidade de fortalecer os vínculos entre familiares e escolas como instrumento eficaz nas ações de prevenção. Ele também destacou a importância do programa "Crack, É Possível Vencer", do governo federal, que prevê um conjunto de ações divididas nos eixos de atenção, prevenção e cuidado: "É muito importante, pois estimula ações de prevenções dos alunos do ensino médio ao superior para que possa fazer reflexões sobre este mal".
O menino paraense Gabriel Silva, de nove anos de idade, foi um dos vencedores do concurso com um vídeo feito na escola em parceria com os amigos. Sobre o roteiro, ele narrou de forma simples, mas consciente: "Um garoto estava utilizando droga. Nisso, chega o amigo dele e oferece um livro".
Maximiano fala durante a premiação |
Já o professor Francisco Aníbal, de Parajus, no Ceará, participou da premiação representando a aluna Ana Sara Albana. Para ele, as drogas são um problema nacional que podem ultrapassar os muros da escola, e por isso a prevenção deve ser tratada dentro da sala de aula. "O professor deve conscientizar o estudante para que não deixe a escola virar lugar de traficante", alertou Aníbal.
O UNODC foi uma das organizações que participaram da comissão de avaliação, que selecionou os vencedores do concurso cultural. No total, 75 estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país receberam prêmios de até R$6.000.
* Com informações da Agência MJ de Notícias
Informação relacionada: